— Por David Ribeiro Jr. —
A eterna novela da complicada relação entre a população de Teófilo Otoni e a Copasa ganhou mais um capítulo nesta segunda-feira (29/01), durante uma reunião realizada no gabinete do prefeito Daniel Sucupira.
A esta reunião se fizeram presentes alguns secretários municipais, diretores da Copasa e os vereadores Fábio Lemes (Avante), presidente da Câmara Municipal e autor da denúncia feita na semana passada de que a água da Copasa está imprópria para o consumo; e também o vereador Gabriel Gusmão (Avante), que é autor de um requerimento para a instalação de uma nova CPI para apurar os trabalhos da Copasa na cidade.
Durante a reunião, os diretores da Copasa teriam apresentado um novo laudo emitido por um laboratório “provando” que a água da Copasa é boa para o consumo, sim. De certo modo, nada novo. Na semana passada a Copasa já havia emitido uma nota afirmando que a água da Copasa era própria para o consumo humano. Mas, convenhamos, quem é que esperava que ela, a Copasa, que presta o serviço, dissesse outra coisa?
O que me intriga, na verdade, é um outro ponto: O vereador Fábio Lemes apresentou laudos emitidos após exames laboratoriais que indicavam que a água não era boa para o consumo. A Copasa vem e apresenta um laudo apresentado por outro laboratório provando que a água é boa, sim.
Isso quer dizer que alguém mentiu?
Não, necessariamente.
Quer dizer apenas que as duas partes envolvidas nesta celeuma têm apresentado diferentes abordagens para um mesmo problema comum. Por exemplo: a Copasa diz que a água é boa para o consumo humano, mas em momento algum contradisse publicamente os laudos apresentados pelo vereador Fábio Lemes — pelo menos eu não tive acesso a nenhuma contradição direta. Se houver, que seja encaminhado ao minasreporter.com para apresentarmos essa eventual informação. Na ausência de uma contradição direta, é como se ela, a Copasa, estivesse dizendo que dá para beber da água, mas prefere não se pronunciar sobre as denúncias de que há alumínio em excesso, como dito pelo vereador na semana passada.
E como nós, humildes mortais, ficamos?
Na mesma. Inseguros.
Neste momento eu concordo plenamente com o vereador José Roberto Cajaíba que, para dar um fim a esta celeuma, e para trazer um mínimo de tranquilidade à população de Teófilo Otoni, protocolou um requerimento solicitando providências junto ao prefeito Daniel Sucupira para que seja apurada a real qualidade da água fornecida pela Copasa.
Assim como o vereador, penso que é preciso que fique claro que tipo de água estamos bebendo. Então, que a Prefeitura, em conjunto com a Câmara Municipal encomende um novo laudo com análises físico-química e microbiológica, como propõe Cajaíba, para que tenhamos um mínimo de segurança diante desta sombra medonha e assustadora que tem pairado sobre nós.
Veja, abaixo, a reprodução do vídeo da primeira denúncia do vereador Fábio Lemes, em entrevista ao repórter Fantoni Pesso, da TV Leste:
E veja a apresentação do prefeito Daniel Sucupira depois da reunião com a Copasa e vereadores: