Northon Neiva quer criar carteira de saúde bucal para os alunos da Rede Municipal de Educação

Northon Neiva quer criar carteira de saúde bucal para os alunos da Rede Municipal de Educação

De acordo com o vereador Northon Neiva, a finalidade do projeto é assegurar uma boa saúde bucal para as crianças e adolescentes, começando pelos alunos da Rede Municipal de Educação (foto: Reprodução)

Atualmente, com os hábitos alimentares do brasileiro — e do teófilo-otonense também — muito voltados para uma alimentação rica em gorduras, açúcares e produtos industrializados repletos de corantes, a saúde bucal das pessoas precisa de cuidados redobrados. De acordo com os especialistas, entre as crianças e adolescentes a necessidade de cuidados é ainda maior.

Foi pensando assim que o vereador Northon Neiva (MDB) apresentou um projeto junto à Câmara Municipal de Teófilo Otoni que dispõe sobre a criação de uma “Carteira de Saúde Bucal” na Rede Municipal de Educação.

Segundo Northon, a finalidade dessa carteira é manter um histórico médico da saúde bucal dos nossos estudantes, de maneira a poder se formar um banco de dados que permita um estudo amplo e comparativo da saúde bucal desse público, bem como permita a prevenção de males diversos e, ao mesmo tempo, oportunize informações úteis para embasar o planejamento e a execução de programas voltados à saúde bucal da população.

De acordo com o projeto de Northon, a Carteira de Saúde Bucal deverá ser identificada com o nome de cada aluno, bem como deverá conter espaços para data e anotações referentes à situação bucal de cada paciente, periodicidade, e meios disponíveis para o agendamento dos atendimentos.

“A minha proposta é que este documento passe a ser exigido por ocasião da rematrícula dos alunos na Rede Municipal de Educação”, explicou o vereador, que continuou: “O aluno cuja carteira de saúde bucal não estiver em dia deverá ter seus pais acionados para que eles possam cuidar adequadamente do filho e, em caso de reincidência, o Conselho Tutelar poderá ser acionado em função da gravidade do problema”, completa Northon.

Ainda segundo o vereador, o Município, que é quem deverá gerir o programa da Carteira de Saúde Bucal, poderá celebrar convênios, contratos e acordos com outras instâncias governamentais — tais como Estado e União —, bem como universidades, entidades diversas, organizações não-governamentais e até mesmo outros órgãos, além de consultórios e clínicas para a plena e execução e avaliação das ações previstas no projeto.

“A minha intenção é tão-somente cuidar da saúde das nossas crianças e adolescentes. Espero, sinceramente, que este projeto, quando em execução, contribua para isso”, finalizou Northon Neiva.

(Fonte: Assessoria Parlamentar do Vereador Northon Neiva)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.