A notícia agora é oficial. O atacante Fred ficará de seis a oito meses afastado dos gramados por causa da lesão sofrida no joelho direito ainda no primeiro tempo do jogo contra o Tupi, válido pelas semifinais do Campeonato Mineiro. Entretanto, o médico Sérgio Campolina tranquilizou o jogador e os torcedores cruzeirenses: “pelo mecanismo de contusão, foi a menos grave que (o atacante) poderia ter”, disse.
De acordo com Sérgio Campolina, Fred teve lesão em duas partes do joelho: no ligamento cruzado anterior e em uma parte periférica na perna direita.
“O atleta Fred teve um trauma atípico no joelho, onde ele fez um movimento de rotação, giratório, que não comum em jogadores de futebol. Essas lesões costumam acontecer com os pés no chão. Quando eu o examinei, realmente percebi que havia algo preocupante, levei o jogador para o vestiário e imediatamente o encaminhei para fazer exame de imagem, e constatei a minha suspeita clínica de lesão no ligamento cruzado. Além dessa lesão ele teve outra na parte periférica, na parte não articular do joelho, ligamento lateral. Comentei com ele que pelo mecanismo de lesão que ele teve, foi a menos grave que ele poderia ter”, explicou Campolina.
O médico também deu detalhes sobre a cirurgia de Fred, que deve acontecer até o fim da semana. . “São lesões cirúrgicas (as sofridas por Fred), e ele deve ser operado ainda nesta semana. O Fred está terminando os exames pré-operatórios, e assim que for liberado pelo cardiologista, anestesista, eu farei o procedimento”, confirmou.
Sobre a cirurgia e o prazo de recuperação do atacante, que tem chances de retornar aos gramados ainda neste ano, Campolina explicou: “Em relação à cirurgia nada diferente do habitual. Falo que que a cirurgia em si é importante, mas o mais importante é a reabilitação. O prazo biológico de uma cicatrização e lesão é comum a qualquer pessoa. O que vai definir um mau ou bom resultado, lógico que além da técnica de sucesso, é a recuperação. Felizmente o clube tem condição de fazer reabilitação mais do que adequado do Fred”, garantiu.
“Sobre o prazo (de recuperação), a lesão em si tem média de seis a oito meses de recuperação, prazo que vamos trabalhar. Sem pressão cronológica, podemos ter uma recuperação mais rápida ou mais prolongada. Vocês têm o exemplo recente do Fábio. Teve uma lesão menos grave, só um ligamento isolado e se recuperou em quatro meses. Recuperação feita todo dentro de nosso departamento, e teve um bom resultado. Por isso estou muito otimista na recuperação do Fred”, disse o médico celeste.
(Fonte: Guilherme Guimarães – Hoje em Dia)