— Por David Ribeiro Jr. —
Durante a realização da Festa Anual da Saúde, edição 2018, promovida no último sábado (26/05), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Teófilo Otoni e Região (SITESSTOR), Gilberto Nascimento, disse que o evento coroava de forma bastante positiva e significativa os 14 anos da sua gestão à frente do Sindicato. Ao relembrar os últimos 14 anos, o presidente se desdobrou em elencar as conquistas obtidas nos últimos meses e anos, como passamos a enumerar a seguir:
Fortalecimento do setor
Gilberto lembrou que há 14 anos, quando assumiu o Sindicato, o segmento dos trabalhadores em estabelecimentos de saúde não tinha uma referência sindical. Hoje o Sindicato evoluiu, cresceu e deu direcionamento nas políticas públicas voltadas para este segmento em 07 (sete) cidades, 14 hospitais e dezenas de clínicas, consultórios e laboratórios públicos e particulares.
Indenização para os funcionários do Hospital Santa Rosália
Em especial, o presidente Gilberto lembrou que ainda neste mês de maio começou a ser pago aos funcionários do Hospital Santa Rosália uma ação judicial que foi movida pelo SITESSTOR junto ao Ministério do Trabalho, e que resultou numa política de prioridade para que o hospital passasse a pagar em dia os salários dos seus funcionários, além de uma multa indenizatória no valor total de R$ 1 milhão para os trabalhadores que tiveram uma série de prejuízos com os constantes atrasos no pagamento da folha, atrasos esses iniciados em 2015. A primeira parcela (das quatro que estão previstas) dessa indenização até já foi depositada na conta dos funcionários no dia 15 de maio deste ano (leia mais aqui). As demais parcelas estão previstas para serem depositadas todo dia 15 nos meses subsequentes.
Convenção Coletiva
Outra importante conquista da categoria foi a recente aprovação de uma convenção coletiva para o segmento, que veio garantir ainda mais dignidade para todo o setor. De acordo com Gilberto Nascimento, há mais de 14 anos que uma convenção coletiva não era realizada. Agora, uma convenção foi aprovada garantindo um piso salarial para a categoria em toda a região, e que contempla, no rol do que foi acertado, cesta básica e outros benefícios para os profissionais do setor.
Descontos e convênios diversos
Através de um programa de parcerias com empresas e instituições, o SITESSTOR oferece hoje aos seus associados um verdadeiro pacote de vantagens e benefícios diversos para tornar mais fácil, e mais digna, a vida dos seus sindicalizados. Em especial o presidente Gilberto Nascimento destacou dois importantes convênios dos muitos disponibilizados: um com o Plano de Saúde da Unimed Três Vales, através da intermediação da empresa ASSTOMED, que garante descontos de até 50% no valor das mensalidades do plano de saúde para os sindicalizados do SITESSTOR.
O segundo convênio destacado é com a Universidade UNIPAC, que já garantia 20% de desconto no valor da mensalidade para os sindicalizados. Durante a Festa da Saúde foi anunciada em primeira mão a ampliação desse desconto de 20% para 50% para os sindicalizados (leia mais aqui).
Mais dignidade para os associados
Apesar das inúmeras conquistas elencadas que resultam em vantagens e benefícios diversos para os associados do SITESSTOR, o presidente Gilberto Nascimento explicou que a maior de todas as conquistas para o setor foi o ganho de dignidade para a categoria.
“Infelizmente, houve um tempo em que o trabalhador do setor de saúde era visto com desdém pela sociedade”, lembra Gilberto, que continua: “Naquele tempo os trabalhos no setor de saúde eram empregos sem representação, sem referência, e que as pessoas só aceitavam como bico ou como uma ocupação temporária até conseguirem “coisa melhor”. Hoje, as coisas não são mais assim. Ao longo desses 14 anos em que a nossa diretoria está à frente do Sindicato nós nos orgulhamos de dizer que conquistamos dignidade para os nossos profissionais, para os nossos sindicalizados, e hoje o setor de saúde é tratado com o respeito que merece pelos patrões e pela sociedade como um todo. Atualmente, as pessoas estão buscando se profissionalizar em áreas distintas da saúde porque sabem que aqui em nossa cidade e em nossa região, graças ao trabalho desenvolvido pelo Sindicato, o profissional de qualquer área da saúde é tratado com dignidade e respeito”, finalizou um emocionado Gilberto Nascimento.
………………………………………….
Leia também: