A Câmara Municipal de Teófilo Otoni aprovou, durante as sessões da reunião ordinária de junho, um projeto de autoria do vereador Northon Neiva que cria o programa Pró-Mulher em Teófilo Otoni. Esse programa visa a qualificação da mão de obra feminina em nossa cidade.
De acordo com o que prevê o projeto, já aprovado, o Programa Pró-Mulher deverá ser gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, e será voltado, basicamente para as mulheres de famílias mais pobres de nossa cidade, devendo atender, prioritariamente, aquelas mulheres que tenham sob sua responsabilidade o cuidado, a manutenção e a administração da sua família.
“Apesar de se falar muito em empoderamento feminino, em avanços e conquistas por parte da mulher em nossa sociedade moderna, Teófilo Otoni não conta, ou não contava até agora, com um programa que ajude a mulher a se qualificar enquanto profissional”, explica o vereador, que continua: “É bem verdade que nos últimos dezesseis anos a cidade se tornou um polo universitário que, por si só, tem ajudado homens e mulheres a se profissionalizarem. Eu me orgulho muito de ter sido um dos pioneiros na defesa dos programas que possibilitaram transformar Teófilo Otoni neste polo universitário, mas, infelizmente, ainda há milhares de mulheres que não têm acesso à educação superior, principalmente por serem elas mesmas o arrimo de suas famílias. Às vezes trata-se de mães solteiras, viúvas, mulheres que têm esposos doentes ou desempregados, e até algumas filhas que sustentam os seus pais. Essas pessoas precisam de oportunidades para se qualificarem também. E é exatamente isso que visa o projeto Pró-Mulher”, esclareceu Northon.
Para que o programa funcione eficientemente, caberá a Secretaria Municipal de Assistência Social:
- a) Criar, manter e atualizar periodicamente um banco de dados das mulheres que podem ser beneficiadas com o programa, bem como das empresas que podem contribuir com estágios ou cursos para a melhor qualificação dessas mulheres;
- b) Promoção da qualificação da mão de obra feminina através desse programa, podendo, para isso, firmar convênios e parcerias com empresas e instituições;
- c) Dar divulgação ao programa, de modo que mais mulheres sejam alcançadas por ele e tenham a devida informação de que o Pró-Mulher está em prática, e de que pode ajudar as mulheres da nossa cidade.
O projeto agora aguarda a sanção do prefeito Daniel Sucupira. O vereador Northon Neiva diz ter certeza de que o prefeito, conhecedor das mazelas sociais de nossa cidade, sancionará o projeto.