Se as eleições fossem hoje, Romeu Zema (Novo) seria eleito governador de Minas com 66% dos votos válidos e Antonio Anastasia (PSDB) ficaria em segundo lugar com 34%, conforme a primeira pesquisa Ibope realizada no segundo turno das eleições, divulgada nessa quarta-feira (17), no MGTV2.
Os votos válidos excluem os brancos e nulos, seguindo a mesma metodologia da Justiça Eleitoral. O candidato que atinge mais de 50% deles vence as eleições.
Quando são contabilizados todos os votos, Zema tem 57%, contra 29% de Anastasia. Os brancos e nulos representam 8% e indecisos têm 6%. Brancos, nulos e indecisos são os votos que costumam movimentar com mais intensidade na reta final das eleições.
O Ibope também analisou a rejeição aos candidatos que disputam o pleito. Dos eleitores entrevistados, 41% não votariam em Antonio Anastasia em hipótese alguma. A rejeição de Romeu Zema é de 13%.
Pimentel
O governo de Fernando Pimentel (PT), que ficou em terceiro lugar no primeiro turno, foi avaliado pelo instituto. Dos entrevistados, 50% avaliaram a gestão do petista como ruim ou péssima, 29% como regular, 11% como ótimo ou bom e 10% não souberam responder.
A margem de erro da pesquisa é de três pontos para cima ou para baixo e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi realizado nos dias 15, 16 e 17 de outubro, com 1.512 eleitores de 94 municípios mineiros.
(Fonte: Tatiana Moraes – Hoje em Dia)