TEÓFILO OTONI — No domingo (16/06) a Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni inaugurou o seu primeiro espaço público multiuso como estratégia de promoção da cidadania em regiões onde há, historicamente, escassez de investimentos públicos. O espaço foi inaugurado no Bairro Viriato.
A comunidade do bairro Viriato, e mesmo de outros bairros adjacentes, compareceu para comemorar, junto à Administração Municipal, o momento histórico para o município. Uma programação especial foi organizada pela Prefeitura em virtude da data: manhã de lazer para o público infantil, apresentações artísticas, momento leitura com a gelateca, vídeo institucional, benção do espaço, além dos protocolos inerentes à cerimônias oficiais, como hasteamento de bandeiras, hino nacional e descerramento da placa de inauguração.
Na ocasião, o prefeito Daniel Sucupira, acompanhado da primeira-dama, Graziele Sucupira, evidenciou o histórico da obra idealizada durante o segundo mandato da prefeita Maria José Haueisen. “Não podemos nos esquecer desse detalhe. Na época, eu era secretário municipal de Agricultura e acompanhei o projeto da prefeita em trazer para esta região um conjunto habitacional através do Programa Minha Casa, Minha Vida. Mas, conforme ela dizia, isso não era suficiente. Daí, veio a escolha deste local para sediar o CEU (sigla adotada para se referir a Centros de Artes e Esportes Unificados), que esperamos melhorar mais a vida das pessoas que residem no Viriato e adjacências”, destacou Sucupira.
Os CEU’s são implementados por meio de parceria entre a União e os municípios. Na unidade de Teófilo Otoni são dois edifícios multiuso dispostos numa praça de esportes e lazer. O local oferece CRAS, PSF, salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada.
Para o morador local, Altino Rodrigues, o centro foi um presente que a comunidade ganhou do poder público. “Me sinto emocionado e muito satisfeito, pois poucos bairros da cidade são beneficiados com investimentos à altura desta obra aqui”, contou Rodrigues, que foi à inauguração acompanhado da esposa.
A administração do espaço se dá através de um grupo gestor formado por representantes do poder público, da comunidade e da sociedade civil organizada. Um cronograma semanal de atividades e atendimentos foi elaborado para ser implementado no CEU.
(Fonte: ASCOM PMTO)