7 medidas contra a sinusite: truque no banho quente e outros que aliviam muito

7 medidas contra a sinusite: truque no banho quente e outros que aliviam muito

A sinusite é uma inflamação nas cavidades do rosto causada por vírus, bactérias ou alergias, que geralmente ocorre por complicações de um resfriado ou gripe. Dependendo do caso, deve ser tratada com antibióticos.

Como aliviar a sinusite:

  1. Banho quente

Segundo o Manual MSD, a inalação de vapor ajuda a fluidificar a secreção produzida pela sinusite, facilitando sua eliminação. Nem todo mundo tem nebulizador em casa, mas é possível reproduzir seu efeito no box do chuveiro: ao tomar banho, aproveite para inspirar ao máximo o vapor da água quente.

  1. Infusões

Assim como o vapor da água, o aroma de chás expectorantes também ajuda a amenizar os sintomas da sinusite. A inalação pode ser feita com infusões de ingredientes como alecrim, cebola e folhas de eucalipto.

  1. Compressas quentes

A sinusite costuma deixar o rosto inchado por causa do acúmulo de secreção. Como aconselhou o médico Drauzio Varella no Youtube, um truque simples para aliviar o desconforto é aplicar compressas quentes na face opr alguns minutos.

  1. Dormir com a cabeça elevada

Use a lei da gravidade contra o congestionamento nasal: acrescente um travesseiro a mais na cama e tente dormir com a cabeça mais elevada para facilitar a drenagem das secreções.

  1. Massagem facial

Em casos de sinusite, o otorrinolaringologista Jamal Azzam recomenda massagear a região em torno dos olhos e o nariz, fazendo pressão com os dedos, para diminuir a dor e estimular a circulação sanguínea no rosto.

  1. Lavagem nasal

Lavar o nariz com soro fisiológico duaz vezes ao dia é indispensável para quem sofre de sinusite, afirma a médica alergista Lelia Mara Josuá. Com o auxílio de uma seringa ou higienizador nasal, faça com que o soro entre por uma narina e saia pela outra.

  1. Beber muito líquido

Para quem está com sinusite, água nunca é demais: a hidratação é fundamental para ajudar a fluidificar as secreções e repor a perda de líquido causada pela doença.

(Fonte: VIX/ via MSN Notícias)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.