Começa nesta terça-feira (13) a 29ª Feira Internacional de Pedras Preciosas (FIPP) em Teófilo Otoni. O evento é realizado pela Associação dos Comerciantes e Exportadores de Joias e Gemas do Brasil, e reúne expositores de todas as qualidades de gemas produzidas no país, além de artesanato e bijuterias em pedras.
Neste ano, a feira contará com 60 estandes e mais 128 mesas de exposição, além de restaurante, área de convivência, espaço para palestras, workshop, desfile de lançamento e mostra de joias e semijoias. Em 2018,a feira recebeu mais de 20 mil visitantes do Brasil e do mundo.
Entre os produtos em exposição e para comercialização, destacam-se as pedras preciosas brutas e lapidadas como berilos, águas marinhas, citrinos, rutílios, topázios, esmeraldas, crisoberilo, turmalina, quartzos, espodumênio, opala, calcita, dentre outras.
Também são encontradas espécies para colecionadores, joias, artesanato mineral, máquinas, equipamentos e serviços relacionados ao setor. A programação conta ainda com concurso de melhor lapidário, design, corte e inovação, concurso de redação para as escolas municipais e estaduais, palestras e cursos.
O evento é realizado no Centro de Convenções Expominas e vai até o próximo sábado (17). A abertura oficial será nesta terça-feira às 17 h, mas o espaço já será aberto ao público a partir das 10 h.
(Fonte: G1 Vales de Minas)