O presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Teófilo Otoni, Ricardo Bastos Peres, comemorou o anúncio feito pelo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, em que o mandatário da nação deixou claro não concordar com a taxação da energia solar no País, como proposto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Em sua gestão à frente da ACE-TO, o empresário Ricardo Bastos tem dado total apoio à causa da energia solar. Um exemplo deste seu comprometimento é que na tarde do dia 03 de dezembro do ano passado, há pouco mais de um mês portanto, ele foi o anfitrião de um encontro que contou com a parceria do SEBRAE MG e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), bem como com a participação da Cemig, para discutir a viabilidade do estímulo à instalação de mais unidades fotovoltaicas de energia solar em nossa cidade e região (leia mais aqui).
Ainda no mês de dezembro, Ricardo Bastos, quando provocado pelo movimento Solar Livre, que é encabeçado pelo engenheiro elétrico Jomar Santos Brito, da SELTEC de Teófilo Otoni, assinou e publicou uma carta-circular manifestando o seu repúdio à intenção da ANEEL de passar a taxar a utilização da energia solar.
Agora que o presidente Bolsonaro deixou muito claro ser contra qualquer tipo de taxação, Ricardo Bastos acredita que o assunto será enfim resolvido. Para o empresário e presidente da ACE, a taxação oneraria a produção da energia solar e diminuiria o interesse do público em instalar estações fotovoltaicas em suas propriedades — resultando numa dependência ainda maior do nosso público pela atual matriz energética em uso no País.
(Fonte: ACE)
……………………………………….
Leia também:
Taxação de energia solar não está definida, afirma governo
Rodrigo Maia afirma que trabalhará para impedir taxação de energia solar
Usinas de Furnas poderão gerar energia hidrelétrica e solar
……………………………………….
Veja, abaixo, o manifesto publicado pelo presidente da ACE-TO, Ricardo Bastos, contra a taxação da energia solar: