Vigilância Sanitária de Ipatinga, Leste de MG, monitora dois casos suspeitos de coronavírus

Vigilância Sanitária de Ipatinga, Leste de MG, monitora dois casos suspeitos de coronavírus

Um dos casos é de um homem que morava na Itália há 20 anos e veio ao Brasil para visitar o filho, que estava gravemente doente e faleceu. O segundo caso é de uma mulher

A Prefeitura de Ipatinga (MG) divulgou neste sábado (29) que a Vigilância Sanitária está acompanhando dois casos suspeitos de coronavírus no município. Um dos pacientes morava na Itália há 20 anos e veio para visitar o filho, que estava gravemente doente e acabou falecendo. O outro caso monitorado é de uma mulher.

Os casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu. Os casos de Ipatinga ainda não constam no último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, nesta sexta (28). Os números divulgados pelas secretarias estaduais e o Ministério da Saúde não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distintos para apresentação de seus boletins diários.

Segundo as informações da Prefeitura, o homem está recebendo toda a assistência e permanece em uma sala de isolamento no Hospital Municipal. Já a mulher, foi atendida em outra unidade de saúde e está em casa. Eles passaram por exames, que já foram encaminhados para análises em Belo Horizonte.

“Ambos os pacientes vieram da Europa, tendo contato com pessoas e ambientes diversos na cidade de Torino, no Norte da Itália, região próxima a outra onde já foi detectada incidência da doença”, diz nota divulgada pelo município.

Filho doente

A Prefeitura informou que o homem veio para o Vale do Aço após ficar 20 anos na Itália. Ele voltou para visitar o filho, que estava gravemente doente e acabou falecendo. O paciente desembarcou no Brasil em 19 de fevereiro. Os primeiro sintomas foram apresentados no dia 26, em Belo Horizonte (MG).

A nota destaca que o homem foi acolhido e está sendo acompanhado desde o momento em que se deslocava de BH para o Vale do Aço. Duas pessoas que estavam com ele no carro estão sendo monitoradas e não apresentam sintomas. O pai esteve rapidamente no cemitério neste sábado. A decisão foi tomada com com a anuência da Superintendência Regional de Saúde.

“Com observância de todos os protocolos e em situação de completa proteção, depois de ser conduzido imediatamente ao Hospital Municipal Eliane Martins, o paciente pôde ter um rápido instante para despedidas de seu ente querido no Cemitério Nossa Senhora da Paz, fora da capela e junto a equipe de infectologia. Em seguida, foi conduzido novamente à sala de isolamento, encontrando-se bem e estável até o momento.”

“As autoridades sanitárias do município continuam atuando de forma atenta e diligente para oferecer o máximo de segurança à população, pedindo a compreensão e a colaboração de todos para que se possa enfrentar e vencer com serenidade e unidade este momento tenso e delicado”, finaliza a nota.

Primeiro coronavírus do país

O morador de São Paulo vindo da Itália foi o primeiro caso confirmado de contaminação pelo coronavírus do Brasil. O paciente de 61 anos estava assintomático e, depois de alguns dias, apresentou sintomas respiratórios. Ele procurou o Hospital Albert Einstein que constatou a doença.

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

(Fonte: Michelly Oda, G1 Vales de Minas Gerais)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.