A Prefeitura de Ipatinga (MG) divulgou, nesta quarta-feira (4), que aumentou para cinco o número de casos suspeitos do novo coronavírus na cidade. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os novos registros são de dois homens de 34 e 54 anos e uma mulher de 33 anos.
De acordo com a prefeitura, os três novos casos suspeitos são de pessoas que retornaram de Israel no sábado (29). Os pacientes procuraram o Hospital Márcio Cunha na noite desse domingo (1º) com febre, dor de garganta e coriza. Eles foram atendidos e liberados, após diagnóstico de gripe comum.
Porém, na noite dessa terça-feira (3), Israel foi incluído na lista de países que estão sendo monitorados pelo Ministério da Saúde. Portanto, os pacientes passaram a ser investigados e estão em situação de isolamento domiciliar, com acompanhamento das autoridades municipais.
Em Governador Valadares (MG) e Mutum (MG) também há casos suspeitos do novo coronavírus. No boletim divulgado pelo estado, há uma investigação em cada cidade.
Os casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde. Até esta terça-feira (3), como divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, apenas um caso de Ipatinga foi reconhecido. Os números divulgados pelas secretarias estaduais e o Ministério da Saúde não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distintos para apresentação de seus boletins.
Na tarde desta quarta-feira, o Ministério da Saúde divulgou que Minas Gerais tem 82 casos suspeitos; seis foram descartados e nenhum confirmado. Porém, a Secretaria Estadual de Saúde informou que um novo boletim só será divulgado nesta quinta-feira (5), “em razão do processo de descentralização dos dados”.
(Fonte: G1 Vales de Minas Gerais)