Northon pede à Secretaria de Saúde que apresente programa de contenção ao coronavírus na cidade

Northon pede à Secretaria de Saúde que apresente programa de contenção ao coronavírus na cidade

O vereador Northon Neiva (MDB) requereu uma reunião urgente com as principais autoridades sanitárias do Município para que se apresente o plano de prevenção e contenção do coronavírus na cidade

TEÓFILO OTONI — Preocupado com o elevado índice de avanço de contaminação do coronavírus Brasil afora, inclusive em cidades mineiras próximas, o vereador Northon Neiva apresentou nesta terça-feira (10/03) um ofício-requerimento ao presidente da Câmara dos Vereadores convocando uma reunião para que as principais autoridades envolvidas com a saúde pública de Teófilo Otoni se encontrem para apresentar, discutir e ampliar um plano de contenção imediata para prevenir o risco de contaminação do coronavírus na cidade.

A reunião foi marcada para a próxima terça-feira (17/03), e foram convidados:

A Sra. Secretária Municipal de Saúde, Maflávia Ferreira;

O(a) coordenador(a) da Atenção Básica do Município;

O(a) coordenador(a) da UPA;

Diretores dos Hospitais de Teófilo Otoni;

Diretor Regional de Saúde;

Coordenação do SAMU;

Proprietários de farmácias;

Imprensa local.

PREOCUPAÇÃO

Em seu ofício o vereador argumenta: “Considerando a situação atual do risco de uma epidemia de coronavírus, precisamos saber qual a real situação do município e qual tipo de prevenção está sendo tomada em caso de contaminação. Como deve agir o paciente? Caso ocorra algum caso, como devem agir os usuários da rede de saúde pública? Os trabalhadores da área estão capacitados? Os hospitais estão aptos a receberem os pacientes suspeitos de contaminação com o coronavírus? Quais às medidas de orientação à população?”.

Ao falar à imprensa sobre o assunto, o vereador demonstrou muita preocupação com a possibilidade de uma epidemia local: “Eu não quero ser alarmista e falar de centenas de casos. Mas e se tivermos dez ou quinze casos suspeitos na cidade? Quais serão as medidas adotadas? E pior: E se forem cinquenta? Como não temos leitos disponíveis, já que a maioria absoluta dos leitos dos nossos hospitais já está ocupada, como agir? A cidade tem condições de erguer um hospital móvel de campanha?”, questiona o vereador.

Northon fez questão de deixar claro também que a sua intenção não alarmar a população. Ao contrário, é assegurar que as autoridades públicas da saúde estejam aptas a desenvolver o protocolo exigido pelo Ministério da Saúde e explicar esse passo a passo à comunidade teófilo-otonense.



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.