Por Mary Ribeiro
O modelo Celso Santebañes, o Ken humano, morreu nesta quinta-feira (4), em Uberlândia, aos 20 anos, devido a complicações relacionadas ao tratamento contra leucemia. Ele estava internado no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) desde o dia 26 de maio para sessões de quimioterapia. Contudo, o estado de saúde piorou nesta quarta-feira (3) depois de uma pneumonia bacteriana.
O rapaz estava sedado e respirando com ajuda de aparelhos. Conforme a nota do hospital, a causa da morte foi o agravamento do quadro clínico. Veja a nota na íntegra:
“É com pesar que o Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia informa que o paciente Celso Santebañes, portador de Leucemia Linfóide Aguda Philadelphia positivo, faleceu às 16h30 do dia 4 de junho de 2015 em decorrência de agravamento do quadro clinico pela pneumonia na fase de imunossupressão da quimioterapia.”
O rapaz, que é natural de Araxá, no interior de Minas, descobriu a leucemia em janeiro e desde então deu início a luta pela vida. Ele esteve internado durante três meses e chegou a ficar em coma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por um mês, respirando por meio de traqueostomiadevido a uma pneumonia.
Quando saiu do hospital, no início de abril, ele contou ao G1 que estava disposto a contar toda a trajetória contra o câncer em uma biografia, para dividir a vida dele com os fãs. “Não tenho previsão para lançamento e nem tenho ideia de quantas páginas minha obra terá. Tenho muita história para contar. Também vou usar depoimentos de pessoas que viveram isso comigo”, declarou no dia 23 de maio.
Fonte: G1