Em Poté, idoso de 76 anos se emociona ao comentar cura e recuperação da Covid-19

Em Poté, idoso de 76 anos se emociona ao comentar cura e recuperação da Covid-19

A equipe médica do Hospital São Vicente de Paula homenageou José Venceslau Costa, que deixou a unidade nesse sábado (30), após 16 dias de internação

José Venceslau Costa recebe alta e ganha corredor de aplausos — Foto: Reprodução

José Venceslau Costa, de 76 anos, recebeu alta nesse sábado (30) no Hospital São Vicente de Paula, em Poté (MG), no Vale do Mucuri, após ter ficado 16 dias internado tratando da Covid-19. Na saída da unidade, o idoso foi aplaudido e se emocionou. Agora, ele está em casa, ainda se recuperando.

“É uma emoção muito grande, eu começo a chorar só de lembrar. Tenho que agradecer toda a equipe que cuidou de mim. Há esperança”, disse o senhor muito emocionado. O filho dele, Ederval dos Santos Costa, acompanhou de perto a luta do pai contra a doença e agradeceu aos profissionais de saúde que cuidaram do idoso.

“Ele tem problemas respiratórios e foi internado com um laudo de enfisema pulmonar. Depois, fizeram o teste da Covid-19 nele e deu positivo. Mas no final deu tudo certo, graças a Deus. Hoje, meu pai está bem e se recuperando ”, declarou aliviado.

Um dos enfermeiros que acompanharam o idoso, Risomar Teles, não escondeu a satisfação, já que além da idade avançada, José também possui comorbidades, como enfisema pulmonar crônico e diabetes. Ele contou que o paciente havia dado entrada no hospital com dificuldades respiratórias grave e baixa saturação.

Ainda de acordo com o profissional, o paciente precisou do uso contínuo de ventilação mecânica externa e de medicamentos, assim evoluindo no quadro clínico, até a alta hospitalar.

“Muito gratificante. Eu consegui contribuir de alguma forma”, comemorou o enfermeiro.Segundo a médica Lis Rejane, o caso foi uma das melhores emoções que ela teve em quase dois anos como plantonista no hospital. Disse ainda que, em meio a tantas incertezas em relação à Covid-19, não tem preço ver o primeiro paciente internado pela doença e com comorbidades, conquistar uma vitória.

“Foi lindo ver a emoção que se notou em cada rosto do pessoal da equipe que estava presente no momento, e as lágrimas de alegrias e satisfação de trabalho cumprido, além da emoção que se fazia em forma de lágrimas na face de nosso paciente”, exclamou a médica.

(Com informações de  Alice Mourão, sob a supervisão de Matheus Mesmer – G1 Vales de Minas Gerais)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.