A Prefeitura de Ipatinga confirmou, nesta quinta-feira (2), cinco mortes e 248 novos casos de coronavírus. O município registrou novo recorde seguido, que antes era de 152 pacientes notificados em 24 horas.
As mortes, segundo a prefeitura, são de dois homens e três mulheres. Nesta quinta-feira, morreram dois homens, de 68 e 81 anos, e uma mulher de 81 anos.
O primeiro estava internado no Hospital Municipal desde o dia 10 de junho, quando fez o teste RT-PCR. O resultado com a confirmação para a Covid-19 foi divulgado no dia 13 de junho. O paciente era morador do bairro Cidade Nobre.
O segundo homem, que era morador do bairro Bom Jardim, estava internado no Hospital Márcio Cunha. Ele foi submetido ao teste RT-PCR no dia 29 de junho e o resultado do exame foi divulgado nessa quarta-feira (1º).
Já a mulher, que era moradora do bairro Veneza, estava internada no Hospital Municipal desde o dia 26 de junho, mesma data em que fez o teste RT-PCR. O resultado do exame foi divulgado no dia 30 de junho.
Mais dois óbitos
Uma mulher, de 87 anos, morreu com Covid-19 nessa quarta-feira (1º). Ela era moradora do bairro Canaã e estava internada no Hospital Municipal desde o dia 25 de junho. A paciente foi submetida ao teste RT-PCR no dia seguinte e o resultado foi divulgado no dia do registro do óbito.
A quinta morte é de uma mulher, de 79 anos, que morreu no dia 29 de junho. Ela estava internada no Hospital Márcio Cunha e fez o exame RT-PCR um dia antes do óbito. O resultado do teste foi divulgado no dia 30 de junho. Segundo o boletim epidemiológico divulgado pelo município, Ipatinga tem 2.398 casos confirmados, sendo que 1.600 pacientes estão curados e 48 morreram.
Já de acordo com o boletim de leitos de UTI do SUS exclusivos para Covid-19, a taxa de ocupação é de 107%. Isso quer dizer que todas as vagas estão preenchidas e que dois pacientes aguardam liberação de leitos. Foram disponibilizadas 30 vagas. O município informou ainda que 20 pacientes da UTI são do município e 12 são de outras cidades.
Entrega de respiradores
O município de Ipatinga recebeu oito respiradores doados pelo Governo do Estado. A entrega foi realizada no Hospital Municipal Eliane Martins nesta quinta-feira. De acordo com o prefeito Nardyello Rocha (Cidadania), os aparelhos passarão por testes, os servidores que irão operar serão treinados e haverá contratação de novas equipes.
“Sabemos que o país vive um momento difícil no que tange à mão de obra de profissionais da saúde, mas já estamos trabalhando para efetivar essas novas contratações”.
(Com informações do G1 Vales de Minas)