— Por David Ribeiro Jr. —
TEÓFILO OTONI — Na manhã de hoje (14/07) policiais civis e outros servidores da Polícia Civil que trabalham na Delegacia Regional de Segurança Pública promoveram uma manifestação na BR-116 para protestar contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55, que em Minas Gerais prevê o fim da gratificação chamada de “quinquênio”.
Eles também protestam contra o Projeto de Lei Complementar (PLC) 46, que, em tese, retira praticamente todos os direitos a gratificações e adicionais que os servidores da Polícia Civil hoje recebem, além de prever que, em caso de déficit no sistema de previdência, os servidores deverão complementar a diferença deficitária.
Outra crítica dos manifestantes foi para com o fato de que, atualmente, já não está se respeitando a paridade e integralidade das pensões dos entes e dependentes de policiais civis, embora isso seja ilegal. O PLC 46 oficializa essa disparidade, concedendo ao Estado o direito de continuar agindo assim.
Conscientização
Os policiais fizeram questão de deixar claro que todos eles estiveram mantendo o devido distanciamento durante à manifestação, e também usavam máscara de proteção.