Após meses de flagras e fotos vazadas, a nova geração do Toyota SW4 finalmente torna-se oficial. Em evento simultâneo realizado na Tailândia e na Austrália (países que sediaram o desenvolvimento do modelo, assim como da nova Hilux), o utilitário foi apresentado à imprensa com a promessa de começar a ser vendido localmente no último trimestre. Como já era previsto, o visual segue traços independentes na comparação com as linhas da picape, com destaque para a forte inspiração nos modelos da Lexus.
A dianteira é caracterizada por faróis afilados munidos de luzes diurnas de LED e projetores, grade com filetes cromados e barras longitudinais que avançam sobre o para-choque, além de uma generosa moldura igualmente cromada ao redor dos faróis de neblina. As laterais chamam atenção pelo design estiloso dos vidros e do ressalto na porta traseira que desenha o formato da vigia lateral. A traseira, por fim, traz como destaque as lanternas de LED delgadas e divididas pela tampa do porta-malas.
Sob o capô, a atração fica por conta do motor GD 2.8 turbodiesel que estreou na Hilux, com potência de 177 cavalos e torque de 45,8 kgfm. O câmbio poderá ser manual ou automático, sempre com seis marchas. Dados sobre consumo ainda não foram divulgados, mas a meta é chegar na casa dos 12,5 km/l. A capacidade de reboque será de 3.000 kg ou 2.800 kg nas versões automáticas. Pelo menos na Austrália, todas as configurações sairão de fábrica com tração 4×4, acionada por um botão seletor no console.
Ao todo serão três versões de acabamento: GX, GXL e Crusade. De série, todas terão sete airbags, controles de tração e estabilidade, câmera de ré, rodas aro 17″, sete lugares, sistema de auxílio em arranques, freios a disco nas quatro rodas, sistema de entretenimento e porta-luvas refrigerado, entre outros itens. As versões mais caras adicionam rodas aro 18″, rack de teto, luzes de LED, porta-malas com acionamento automático e sensores de estacionamento.
Fonte: Carplace – UOL