Por Mary Ribeiro
Pais e mães costumam ficar muito ansiosos com os primeiros passos dos seus bebês e é comum surgirem dúvidas nesse momento. O andador é um dos acessórios utilizados na tentativa de incentivar a criança e protegê-la de tombos, mas, será que ele é mesmo seguro?
A resposta é simples: não. Os especialistas não aconselham o uso dos andadores simplesmente por que eles não garantem a segurança dos pequenos. Ao contrário, às vezes, o acessório é o grande responsável por quedas e pequenos acidentes.
Além disso, o aparelho também não estimula realmente o ato de andar e pode ter efeito contrário. Isso por que o andador não exercita corretamente a musculatura responsável pelo movimento de andar e cria vícios que podem dificultar os primeiros passos.
É preciso dar certa liberdade para os pequenos engatinharem e experimentarem os primeiros passos naturalmente, sem nenhuma interferência de aparelhos como o andador. Para evitar acidentes, procure forrar o chão por onde o bebê anda com tapetes e cobertores macios que protejam de possíveis quedas.
Caso você ainda tenha alguma dúvida quanto aos primeiros passos do seu bebê, procure um pediatra.
Fonte: Blog Vale Saúde