O estrondoso sucesso que o crossover Creta tem feito na Índia definitivamente não estava nos planos iniciais da Hyundai. Além de ajudar a marca a quebrar recordes de vendas nos últimos dois meses, o modelo tem forçado a fabricante a se mexer rapidamente para ampliar as instalações da fábrica de Chennai no intuito de aumentar a produção. Segundo informado, o volume mensal saltará dos atuais 7,5 mil exemplares para algo entre 9 mil e 10 mil. Desde o lançamento, vale lembrar, foram registradas mais de 54 mil reservas.
A efeito de comparação, só no mês passado o Creta emplacou 7.230 exemplares – bem mais que a soma dos principais rivais Ford Ecosport (3.142) e Renault Duster (1.009) juntos. No mercado indiano o SUV é vendido nas versões Base, S, SX e SX (O). Sob o capô, há três opções de motor: 1.6 litro de 123 cv e 15,4 kgfm de torque; 1.4 litro CRDi de 90 cv e 22,4 kgfm e 1.6 litro CRDi de 128 cv e 26,4 kgfm. Os dois primeiros vêm com caixa manual de seis marchas e o mais potente está disponível com câmbio manual ou automático de seis marchas.
Creta chega ao Brasil em 2016
Conforme antecipado por CARPLACE, o Creta (ou provavelmente ix25, com é chamado em outros mercados) será vendido no Brasil em 2016. O modelo será apresentado ao público brasileiro no Salão do Automóvel, em novembro, e produzido na fábrica de Piracicaba (SP) junto com o HB20. Terá, dessa forma, o mesmo conjunto mecânico do compacto: motor 1.6 16V flex e câmbios de seis marchas, manual ou automático. Honda HR-V e Jeep Renegade serão os principais concorrentes, além do futuro Nissan Kicks e do Renault Captur nacional.
Fonte: Carplace