Maioria dos municípios brasileiros no ranking estão no Nordeste. Caracas é cidade mais violenta do mundo, segundo relatório anual de ONG.
Das cinquenta cidades mais violentas do mundo, 21 estão no Brasil. É o que mostra o ranking anual elaborado pela ONG Conselho Cidadão para a Seguridade Social Pública e Justiça Penal, do México, divulgado na quarta-feira. Em 2015, o Brasil tinha dezenove cidades listadas: Belo Horizonte (MG) deixou o preocupante ranking e deu lugar a Campo dos Goytacazes (RJ). Vitória da Conquista e Feira de Santana, ambas localizadas no Estado da Bahia, entraram para a lista neste ano.
Pobreza, instabilidade política, tráfico, corrupção e guerra entre facções criminosas influenciam os índices de homicídios dolosos nas cidades, de acordo com a ONG mexicana. O ranking se baseia apenas em localidades com mais de 300.000 habitantes e não inclui países que passam por conflitos, como a Síria. A ONG calcula a taxa de homicídios dolosos a cada 100.000 habitantes.
Em 2015, a hondurenha San Pedro Sula liderava o ranking, mas Caracas, na Venezuela, atingiu a primeira colocação na lista neste ano, com a taxa de 119,87 homicídios dolosos para cada 100.000 habitantes.
Fonte: VEJA