Evento resgata a cultura dos colonos germânicos em Teófilo Otoni e região
Por David Ribeiro Jr.
No dia 27 de setembro, a Associação Cultural dos Descendentes de Alemães de Teófilo Otoni (ACDATO) promoveu A 5ª edição da Deutsches Fest, a Descendência Alemã, no Clube Palmeiras, com uma ampla e variada programação cultural que visava resgatar e promover a cultura alemã em nossa cidade e, principalmente, entre os descendentes dos colonos germânicos.
De acordo com a presidente da ACDATO, Adélia Hollerbach, a Festa vem ao encontro dos anseios de grande parte da comunidade local, que tem ascendência predominante dos colonos alemães, uma vez que a Festa acaba se mostrando, também, uma oportunidade de confraternização entre esse público.
Até então a festa sempre foi promovida em ambiente aberto. Em função dos seus elevados custos, esta foi a primeira edição realizada em um local fechado, mas com ingressos a preços acessíveis, de modo a permitir que tanto os descendentes dos alemães, quanto outros públicos, de outras etnias, pudessem comparecer para a troca de experiências e para compartilhar o amor entre os diferentes povos que construíram esta cidade.
Um dos atrativos deste ano foi, sem sombra de dúvidas, o festival de chopp, que atraiu pessoas apaixonadas pela bebida, e outros curiosos que queriam ver como os verdadeiros alemães consomem a bebida.
PROGRAMAÇÃO
A festa foi aberta com a apresentação da Banda Sinfônica Francisco de Paula, que apresentou uma série de músicas orquestradas, e, com destaque, o Hino Nacional Brasileiro. Muitos dos presentes também se emocionaram ao acompanharem o Hino Nacional da Alemanha no telão.
Em seguida foi a fez do Grupo de Dança Cristoph Schucgnabb, da Escola Estadual de Barra do Cedro, na comunidade do Cedro, zona rural de Teófilo Otoni. Esse grupo é formado por alunos e ex-alunos da escola, que tem predominância de descendentes dos colonos alemães, e que desde 2009 tem procurado resgatar a cultura alemã entre os alunos, como explicou a diretora Patrícia Camargos, que criou o grupo.
Outro grupo a se apresentar, esse predominantemente adulto, o “Grupo Folclórico Schmetterling”, de Juiz de Fora, com 36 integrantes, que apresentou uma série de estilos diferentes de ritmos e movimentos das mais distintas regiões da Alemanha.
ELEIÇÃO DA CORTE
Um dos momentos mais esperados da festa foi a eleição da nova Corte da Festa, composta pela rainha, a primeira e a segunda princesas, e a Miss Simpatia do evento. A eleição transcorreu de maneira tranquila, com candidatas muito bonitas, muito simpáticas, e que, diante de sua desenvoltura, não facilitaram em nada a vida da mesa de jurados. Primeiro as candidatas se apresentaram em roupas comuns — jeans e camiseta da festa. Em seguida usaram trajes de festa. A grande vencedora seria a que conseguisse demonstrar maior equilíbrio entre desenvoltura, beleza, simpatia e postura durante os dois momentos do desfile. Todas as candidatas se apresentaram impecavelmente e até dividiram a atenção do público, já que cada uma tinha a sua própria torcida.
As eleitas foram:
Rainha: Amanda Gonçalves Langholz;
1ª Princesa: Bianca Roberta Silva Laure;
2ª Princesa: Nicoly Maria Hoffmann Bredoff;
Miss Simpatia ACDATO: Thaís Dantas Weberling.
Veja, a seguir, em slideshow, uma seleção de fotos da festa especialmente selecionadas para você:
Para a presidente da ACDATO, Adélia Hollerbach, “é necessário colocar mais amor, firmeza, convicção dos nossos valores, ter orgulho dos nossos antepassados, saber dizer para todos o quanto eles foram importantes para a construção de Teófilo Otoni. Assim, nosso objetivo é fazer com que esta festa se transforme numa referência de todos os descendentes dos colonos alemãs”. E disse mais: “temos muito que agradecer a toda a população de Teófilo Otoni, que apreciou, que torceu… mesmo aqueles que não puderam estar presente eu tenho certeza que estavam torcendo junto conosco para que o evento desse certo. Agradecemos a todos e todas que nos apoiaram de qualquer maneira. Estamos com sentimento de que o dever foi cumprido”, finalizou Adélia Hollerbach, que já se organiza para a festa do ano que vem.
O evento foi encerrado com show da Banda Cordas de Aço, de Teófilo Otoni.