Teófilo Otoni/MG — A Associação Comercial e Empresarial de Teófilo Otoni (ACETO) realizou na manhã de segunda-feira, 30/03, um café parlamentar (nos moldes “encontro empresarial — café com negócios”) para discutir a importância e a viabilidade do seu Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual (PACE), que até já funciona em sua sede. Desde que foi instalado no espaço físico da ACETO, o PACE já promoveu aproximadamente 400 (quatrocentas) conciliações, o que representa 400 casos a menos para a Justiça, contribuindo significativamente com o desafogamento na Justiça local.
PRONUNCIAMENTOS
Na ocasião o assessor especial do governador Fernando Pimentel para o Nordeste de Minas, Jorge Arcanjo, parabenizou o amigo Ricardo da Emex pela iniciativa e se disse muito contente por ver que a ACETO está preocupada com diversos aspectos da vida social no Município. Jorge Arcanjo, que está se bacharelando este ano em Direito, disse conhecer de perto a questão do grande número de processos que hoje emperram ao Tribunal de Justiça, e conhece, também, a importância que tem iniciativas que visam a conciliação extraprocessual.
Outros pronunciamentos se seguiram, sempre de apoio à iniciativa, por parte do presidente da 28ª Subseção da OAB, Dr. Reynaldo do Carmo Neves; do diretor do Fórum de Teófilo Otoni, o juiz Gustavo do Valle; e também do vereador Thalles Contão, que se prontificou a dar entrada no Poder Legislativo em um projeto de lei que autorize o município a usar a estrutura do PACE para negociar débitos dos munícipes inclusos na dívida ativa. Em Uberaba o Município conseguiu, em pouco mais de 60 dias, arrecadar mais de R$ 18 milhões com a conciliação extraprocessual.
Em sua fala, o presidente da ACETO, Ricardo Bastos, disse que é preciso se adequar aos novos tempos. Segundo ele, o PACE representa uma das inovações desses novos tempos, que chegou para otimizar a justiça do nosso país. Ricardo da Emex lembrou ainda os importantes números alcançados pelo PACE de Teófilo Otoni, e disse que está convicto de que nesta nova etapa do programa, alcançará resultados ainda maiores.
O coordenador estadual do PACE-MG, Dr. Daniel Rezende, que foi o preletor oficial do encontro, se disse muito contente por ver os números do PACE em Teófilo Otoni, e mostrou que é possível ampliar ainda mais a atuação do posto. Daniel Rezende voltou a enfatizar a forma como o PACE ajudou inclusive dezenas de cidades a receberem créditos em aberto dos seus munícipes, sem pressão, sem forçar a barra — apenas mostrando as vantagens de quem paga e de quem recebe.
O curso de Direito da DOCTUM já manifestou o seu interesse em ser parceiro do PACE oferecendo os seus alunos para se formarem como conciliadores.
SESCON-MG
Durante o evento a ACETO abriu um espaço para que o presidente do SESCON-MG, Sauro Henrique de Almeida, pudesse apresentar o seu sindicato, que está chegando à cidade, e que funcionará inicialmente na sede da ACETO. O SESCON-MG é o Sindicato das Empresas de Consultoria, Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e Empresas de Serviços Contábeis no Estado de Minas Gerais.
Acompanhe, a seguir, em slidemotion, a cobertura fotográfica do evento: