Agências bancárias de Ipatinga são multadas por não controlar aglomeração de clientes

Agências bancárias de Ipatinga são multadas por não controlar aglomeração de clientes

De acordo com o município, as agências não estavam seguindo as normas básicas estabelecidas em decreto para prevenção da Covid-19

Agências bancárias em Ipatinga são multadas por descumprimento de decreto — Foto: Prefeitura de Ipatinga/Divulgação

Agências bancárias de Ipatinga foram fiscalizadas na manhã desta terça-feira (14) por descumprimento às medidas estabelecidas em decreto como prevenção da Covid-19. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), com o apoio de servidores da Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon) e Polícia Militar.

De acordo com Secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Agnaldo Bicalho, até o início da tarde desta terça-feira, três agências já haviam sido multadas por descumprirem a determinação de demarcar no chão a distância mínima de um cliente para o outro, o que vinha gerando grandes aglomerações em passeios públicos diante dos estabelecimentos.

“Nós estávamos orientando frequentemente as agências, apelando pelo bom senso, antes de tomar medidas mais enérgicas. Entretanto, percebemos um certo desleixo especialmente quanto ao cumprimento das normas relacionadas às filas”, explicou.

Ainda de acordo com o secretário, a prefeitura tem fiscalizado cada item previsto no decreto municipal quanto à preservação da saúde pública e multado as agências que tem ignorado as recomendações. Ressaltou ainda que os fiscais continuarão acompanhando de perto as atividades de empresas e instituições, fiscalizando o cumprimento das exigências definidas enquanto perdurar o estado de emergência na cidade.

O que dizem os bancos

Em nota, o Banco do Brasil e a Caixa disseram que funcionam de 10h às 14h e que estão cumprindo com os decretos locais. O Bradesco informou que não comenta o assunto.

O Banco do Brasil afirmou que na agência do bairro Canaã, onde houve a fiscalização, é feita uma triagem para acesso à sala de autoatendimento. “A entrada é autorizada para um grupo de clientes de cada vez – o que garante o distanciamento mínimo de dois metros entre cada pessoa recomendado pelo Ministério da Saúde e por decreto local”, disse a nota.

A Caixa informou que os atendimentos feitos na agência são restritos aos casos que não podem ser tratados pelo atendimento telefônico ou pelos serviços digitais. Disse também que o fluxo de pessoas no interior do estabelecimento está limitado para que haja distância de no mínimo um metro entre as pessoas.

Sobre a multa, a Caixa informou que “não teve unidade autuada em Ipatinga”.

(Com informações de G1 Vales de Minas)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.