O período de vacinação vai até 20 de maio.
A campanha nacional de vacinação contra a influenza A (H1N1) já começou. Se você faz parte do grupo de alcance e não se vacinou, ainda há tempo.
O ultimo dia 30 de abril foi escolhido “dia D” para o início da campanha na rede pública nacional, mas antes de contarmos como foi o evento em Teófilo Otoni, abriremos “parêntesis” para destacar quem pode se vacinar nessa campanha:
– Adultos e crianças a partir dos seis meses de idade com doença pulmonar ou cardiovascular crônicas e graves, insuficiência renal crônica, diabetes melito insulino-dependente, cirrose hepática e hemoglobinopatias;
– Adultos e crianças com seis meses de idade ou mais, imunocomprometidos ou HIV-positivos;
– Pacientes submetidos a transplantes;
– Pessoas de 60 anos e mais, por ocasião das campanhas anuais;
– Crianças com mais de 6 meses de vida até 5 anos;
– Mulheres em período gestacional ou pós parto, no chamado “resguardo”;
– Grupos especiais: Indígenas e privados de liberdade;
– Pessoas com condições médias que estão associadas com um risco aumentado de complicações pela gripe;
– Profissionais de saúde e familiares que estejam em contato com os pacientes mencionados anteriormente;
O “DIA D” contra a influenza A (H1N1)
O PSF do São Cristovão foi escolhido para receber o “Dia D” de abertura da campanha. Segundo o Secretário de Saúde do município, Fernando Barbosa, “a meta é vacinar 8 mil pessoas dentro das faixas preconizadas pelo Ministério da Saúde, mas se a pessoa tiver algum sintoma que seja da influenza é importante que ela procure um posto de saúde para poder verificar primeiro qual o tipo”. Barbosa afirma ainda que a vacina está disponível nos postos de saúde também da zona rural.
Áglidy, Coordenadora do PSF São Cristovão, alertou para os sintomas da influenza A (H1N1). “As pessoas tem praticamente os mesmos sintomas da gripe comum, só que a A (H1N1) afeta mais intensamente o sistema respiratório”.
Segundo a Superintendente Regional de Saúde, Márcia Otoni, essa vacina tem sido muito esperada. “Nós solicitamos que os grupos prioritários não deixem de vacinar”.
Então preste atenção, se você faz parte do grupo a ser imunizado, procure um posto de saúde até 20 de maio.
(ASCOM-PMTO)