Ainda tem dúvidas? Página ‘De Boa no Enem’ traz tudo o que você precisa saber sobre o exame

Ainda tem dúvidas? Página ‘De Boa no Enem’ traz tudo o que você precisa saber sobre o exame

As provas serão nos dias 21 e 28 de novembro

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) já está batendo na porta. Realizado desde 1998, o Enem foi criado para avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término do ensino médio. Já em 2009, foi modificado e passou a ser a principal forma de acesso às universidades federais de todo o Brasil.

Fique De Boa no Enem

Em 2021 as provas serão nos dias 21 e 28 de novembro. E, pensando em você que fará o exame, o G1 Vales de Minas Gerais está lançando a editoria “De Boa no Enem”, uma página especial que funciona como manual para os candidatos. Aqui você vai encontrar todas as informações, videoaulas, simulados, histórias que inspiram e muitas dicas que visam contribuir nessa caminhada rumo ao curso superior. 

O que estudar?

O Enem é composto de quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, e uma redação em Língua Portuguesa. As provas objetivas são das seguintes áreas de conhecimento:

*Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, que abrange Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;

*Ciências Humanas e suas Tecnologias, que aborda as matérias de História, Geografia, Filosofia e Sociologia;

*Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com questões de Química, Física e Biologia;

*Matemática e suas Tecnologias, com a parte de exatas.

Como funcionam as provas?

As provas são aplicadas em dois dias, que, neste ano, caem nos dias 21 e 28 de novembro. No primeiro dia do Exame, serão aplicadas as provas de Linguagens, Redação e Ciências Humanas. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do Chefe de sala para o início das provas.

Já no dia 28 serão as provas de Ciências da Natureza e Matemática, com duração de 5 horas.

Por que fazer o Enem?

Sem o Enem fica mais difícil você ingressar em uma universidade federal. Apesar das instituições terem autonomia para fazerem os vestibulares de forma independente, grande parcela realiza a seleção através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O Sisu é um sistema do Ministério da Educação que gerencia exclusivamente as notas do Enem e seleciona os estudantes para as vagas nas universidades e faculdades.

Outra razão para fazer o Enem:

Com o exame é possível participar do Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior. Ter tirado no mínimo 450 no Enem 2021 é critério para você participar do Prouni em 2022.

(Fonte: Samuel Martins, G1)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.