TEÓFILO OTONI — Na noite da última quinta-feira (14/09) foi promovida, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a solenidade de entrega de medalhas aos alunos da Escola Municipal Irmã Maria Amália (EMIMA) que participaram e se destacaram na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), na Olimpíada Mineira de Matemática (OMM) e na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF). Aproximadamente 84 alunos foram premiados.
A Olimpíada Brasileira de Matemática é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) como objetivo de estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
Este foi o primeiro ano em que a Escola Municipal Irmã Maria Amália participou com três classes na Olimpíada Internacional Sem Fronteiras (OIMSF): um quinto ano, que conquistou medalha de bronze em nível estadual; um oitavo ano, medalhista de bronze, nível estadual; um oitavo e um nono ano, em ambos medalhistas de bronze em nível estadual e nacional.
SOLENIDADE
A participação dos estudantes, pais, professores e dirigentes da Escola Municipal Irmã Maria Amália foi um dos pontos altos do evento. Dois corais infantis entoaram junto com o público os hinos do Brasil e da Escola Irmã Maria Amália.
O prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, juntamente com o Secretário Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcos Godinho, prestigiaram a cerimônia. Durante o seu pronunciamento, o prefeito Daniel Sucupira parabenizou aos alunos e destacou, principalmente, o empenho e a dedicação que obtiveram na competição. “Eu nunca tive o prazer de ganhar uma medalha. No meu tempo não existiam esse tipo de concurso ainda; mas acredito ser muito gratificante. Essa é a primeira de muitas na vida de vocês. Parabenizo, também, os pais de cada um de vocês, e não poderia deixar de citar aqui os nossos educadores pela dedicação. Continuem com essa força, garra, dedicando-se ao que vocês almejam e sempre terão êxito como hoje”, finalizou o prefeito.
Dever Cumprido
Para a diretora do Ensino do Fundamental II da Escola Irmã Maria Amália, Natália Galvão, a EMIMA sempre esteve presente em todas as edições da OBMEP, e sempre alcançou lugar de destaque na cidade e região.
“Nestes doze anos conquistamos 05 medalhas de ouro, 11 de prata, 17 de bronze e 191 menções honrosas. Gostaria de parabenizar aos alunos e dizer que nós acreditamos que concursos como esses, além de promoverem os alunos, contribuem para o fortalecimento da imagem da escola. No campo da educação, o reconhecimento é um ingrediente indispensável. A todos os educadores e a todos os profissionais que ali atuam, o nosso muito obrigado! E, mais uma vez, parabéns!”, concluiu a diretora Natália Galvão.
A adolescente Maria Victoria Fernandes Vaz foi medalhista nas três olimpíadas: OBMEP, OMM e OIMSF. Ela disse se sentir feliz porque a matemática é uma área da educação da qual gosta muito. “É muito bom saber que a escola valoriza os alunos que se esforçam para ter um destaque em concursos como esses. Eu sempre gostei muito de Matemática e, com o apoio da escola para participar dos concursos, é ainda mais gratificante. Sinto-me mais motivada e empenhada”, agradeceu.
(com informações da ASCOM PMTO)