Victor Rangel marca golaço para Coelho no Horto, e estreante Clayton, em rebote de pênalti polêmico, garante igualdade ao Galo, formado por reservas neste domingo.
O empate por 1 a 1 não representou com exatidão o clássico entre América e Atlético, neste domingo, no Independência, pela sétima rodada do Campeonato Mineiro. Os rivais atuaram de forma aberta, com muita intensidade, velocidade e movimentação, mas desperdiçaram ótimas oportunidades ao longo da partida no Horto. Os goleiros Giovanni e, principalmente, João Ricardo também foram fundamentais para a igualdade no dérbi. O Coelho abriu o placar aos 33min do primeiro tempo, em belo gol de Victor Rangel. Formado por vários reservas, o Galo decretou o resultado aos 14min da segunda etapa, com o estreante Clayton, em rebote após cobrança de pênalti defendida pelo camisa 1 americano.
Com o resultado, o América completa o terceiro jogo sem vitória no Campeonato Mineiro e segue na quinta posição na tabela, com 11 pontos. O Atlético assume a liderança provisória do Estadual, com 14 pontos. Na frente devido ao saldo de gols, o Galo tem a mesma pontuação do Cruzeiro, que pode retomar a ponta na próxima terça-feira, com simples empate contra o Uberlândia.
Na oitava rodada do Estadual, o América encara o Tombense, no sábado seguinte, às 16h, no Estádio Antônio Guimarães de Almeida, em Tombos. Já o próximo compromisso do Atlético é pela Copa Libertadores, contra o Colo Colo, nesta quarta-feira, às 21h45, no Independência. Pelo Mineiro, Galo volta a campo no domingo, diante do Tupi, às 18h30, no Mário Heleno, em Juiz de Fora.
Jogo aberto, boas defesas e golaço no primeiro tempo
O clássico no Horto começou bem aberto, com jogadas em velocidade e oportunidades para ambos os lados. O Atlético assustou o rival logo aos sete minutos: Tiago aproveitou cobrança de falta de Cazares, subiu na área e desviou de cabeça. João Ricardo saltou e fez boa defesa no canto esquerdo, mas o árbitro já havia sinalizado impedimento no lance. O América respondeu em seguida, em finalização de longa distância de Bryan. A bola desviou na zaga alvinegra e tocou no pé da trave de Giovanni, que segurou firme na sequência. Aos 17min, foi a vez de Tiago Luís arriscar de fora. O arremate saiu fraco, rasteiro; o goleiro atleticano espalmou e mandou a escanteio.
O Atlético passou a encontrar espaço entre o sistema defensivo americano através da movimentação dos jogadores de frente: Cazares, Thiago Ribeiro, Clayton e Hyuri. Aos 23min, Patric, escalado na lateral esquerda, apareceu de surpresa na grande área, recebeu passe do estreante Clayton e bateu forte. João Ricardo saiu rapidamente, fechou o ângulo e conseguiu evitar o gol do Galo. O América, novamente, não demorou a dar o troco. Tiago Luís invadiu a área e finalizou cruzado. À queima roupa, Giovanni fez boa intervenção e espalmou para o lado esquerdo. No rebote, Rafael Bastos finalizou para fora.
O América manteve o ímpeto ofensivo e abriu o placar aos 33 minutos. Victor Rangel avançou pelo lado direito da intermediária, recebeu a marcação de Junior Urso e Gabriel, mas escapou com uma bela finta de corpo. O atacante soltou a bomba de fora da área, Giovanni saltou, e bola tocou na trave direita antes de balançar a rede. Belo gol do Coelho no Horto: 1 a 0. Empolgado com a vantagem o time alviverde ainda teve outras duas chances: na primeira, o volante Ernandes foi lançado na pequena área e tocou de cabeça. A bola saiu à esquerda, com muito perigo; já aos 43min, Tiago Luís, em cobrança de falta, pegou forte e mandou rente à trave direita de Giovanni.
João Ricardo salva, mas Clayton define empate
Logo no início da segunda etapa, o Atlético perdeu boa chance de empatar o clássico. Patric, Thiago Ribeiro e Junior Urso trabalharam em jogada rápida, e a bola ficou com Hyuri, dentro da grande área. No entanto, o atacante chutou desequilibrado e mandou para fora. Na sequência, Victor Rangel, que recebeu cruzamento de Pablo, e Tiago Luís, em cobrança de falta, finalizaram com perigo e assustaram Giovanni. Com a partida aberta e equilibrada, o Galo conseguiu igualar o placar aos 14 minutos. Patric foi lançado na grande área, acabou derrubado por João Ricardo, e o árbitro assinalou pênalti, para a reclamação dos americanos. Na cobrança, Clayton bateu rasteiro no canto esquerdo, o goleiro espalmou, mas deu rebote. Na sobra, o estreante não desperdiçou a oportunidade e apenas completou para o gol: 1 a 1.
Em busca da virada, Diego Aguirre realizou duas alterações no Atlético: Pablo e Leandro Donizete, nos lugares de Thiago Ribeiro e Júnior Urso, respectivamente. Com o Galo pressionando, João Ricardo precisou fazer outra difícil defesa, após conclusão do zagueiro Gabriel, aos 24 minutos. Já o América não conseguiu manter o nível ofensivo que apresentou na etapa anterior e insistiu nas cobranças de falta de Tiago Luís. Para recuperar a força, Cláudio Prates – que subtituiu Givanildo Oliveira neste domingo – tirou Victor Rangel, autor do gol, e colocou o jovem Bruno Sávio.
E Bruno Sávio chegou ao jogo dando trabalho à zaga atleticana. Aos 33min, o atacante pegou a sobra na área e finalizou forte. A bola explodiu no travessão e quase passou a linha ao cair. Dois minutos depois, outra chance do América. Rafael Bastos partiu em velocidade pela direita, passou por Tiago e cruzou, mas ninguém apareceu para a conclusão. Nos instantes finais, Bryan e Patric arriscaram, e Giovanni e João Ricardo interviram com êxito novamente.
Fonte: Superesportes