Ele foi eleito com 106.905 votos, ou 81% dos votos válidos. Prefeito eleito e companheiros comemoraram vitória nas ruas.
“Esse é o resultado da união. Em 2012 tivemos uma grande divisão política e Valadares sofreu nesses últimos quatro anos”, assim definiu o prefeito eleito André Merlo (PSDB) sobre a campanha que culminou com sua vitória no primeiro turno em Governador Valadares. Pela primeira vez com mais de 200 mil eleitores, a cidade vivia a possibilidade de escolher o prefeito em um possível segundo turno, que foi descartado após André conquistar 106.905 votos (81%), sendo uma das mais expressivas votações já registradas na cidade. Confira como foi a apuração dos votos.
Em coletiva de imprensa após a divulgação do resultado, o prefeito eleito comentou a respeito da gestão que implantará a partir de janeiro de 2017. “Temos que primeiro fazer um governo de transição, espero a altivez do atual governo para que a gente tenha uma transição a mais democrática possível”, pontuou. Para ele, a prioridade será organizar a administração municipal, tendo como foco a excelência na gestão dos recursos públicos.
Sobre o secretariado municipal, André destacou que a prioridade na escolha de nomes de caráter técnico. “Nós temos que ouvir todos os partidos políticos que nos apoiaram; nós não vamos abandonar a política e as pessoas têm que entender isso. Nós só vamos aceitar indicações técnicas, se forem técnicas, e políticas, melhor ainda”.
O vice-prefeito Dr. Luciano declarou estar honrado por sua escolha na chapa e pela votação, fato que aumenta o compromisso para com o povo da cidade. “A saúde é uma dificuldade de quase todos os municípios, acho que temos verba expressiva para a saúde, tem uma quantidade de funcionários qualificados, mas que estão insatisfeitos, o número é até suficiente, o que falta é gestão. Temos que tampar os buracos por onde estão vazando recursos públicos, vamos conseguir com pouco tempo organizar a saúde como outras secretarias”.
Logo após conversar com a imprensa, André e Dr. Luciano, acompanhados de apoiadores e eleitores, foram comemorar a vitória em um trecho da Avenida Minas Gerais, que já estava fechado para que a população pudesse festejar com segurança. Recebido com muitas fotos, abraços e cartazes, discursou para o público no local.
A engenheira Dione Bittencourt compareceu à festa da vitória e disse o que espera do novo prefeito: “Espero que ele tire Valadares desse descaso, dessa miséria; ajude a saúde, educação, que estão um caos”. Já o comerciário Dandiara Júnior espera a valorização do nome da cidade. “Espero seriedade e acima de tudo honradez para levar a cidade onde merece estar. Valadares já foi a terceira cidade do estado e hoje está no 15ª ou 16º lugar, e a culpa é dos políticos que governaram antes”.
(G1 Vales de Minas)