Cruzeiro tenta convencer Independiente da Argentina a liberar o jogador
Por Bruno Furtado e Tiago Mattar
Superesportes
Além de Sánchez Miño, do Estudiantes, que tem negociação avançada com o Cruzeiro, outro argentino está na mira da diretoria para 2016. O baixinho Matías Pisano, de 1,66m de altura e 24 anos, destaque do Independiente de Avellaneda, também pode aparecer como novidade na Toca da Raposa II.
O Cruzeiro tenta convencer o Independiente a liberar o jogador, que chegou a ser sondado pelo Borussia Dortmund da Alemanha na última janela internacional. A estratégia inicial era usar a dívida do clube argentino de US$ 700 mil, ainda referente ao empréstimo de Farías, entre 2012 e 2013, para facilitar a cessão do atleta, mas a direção do ‘Rojo’ quer o perdão desse débito e mais dinheiro.
O vice-presidente do Independiente, Carlos Montaña, alerta que a quitação da dívida é insuficiente para tirar o talentoso meia do clube. “O Cruzeiro se interessou por Pisano, mas pela dívida não vamos liberá-lo. A cotação dele no mercado é superior à dívida”, disse Montaña ao site Monarquia Roja.
Procurado pelo Superesportes, o agente de Pisano, Matías Mayo, adiantou que o jogador tem interesse em jogar pelo Cruzeiro. “Ele quer jogar no Cruzeiro, é um clube muito grande. Mas, por enquanto, temos que aguardar o que decidem os clubes. Eles estão negociando. Os dirigentes terão que entrar em acordo”.
Mayo revelou à reportagem que o Independiente é detentor de apenas 50% dos direitos econômicos de Pisano. De qualquer forma, a palavra final na transação é do clube.
O Cruzeiro não é o único interessado no momento. Pisano tem ainda uma proposta para jogar no México em 2016, assegurou Mayo. O Santos Laguna tentou contratá-lo em julho deste ano, sem sucesso. Ele não quis revelar se esse é o autor da nova investida.
Meia bom nas assistências
Mayo destaca que Pisano é o camisa 10 tradicional argentino, mas ultimamente vem sendo aproveitado em outra posição pelo técnico Mauricio Pellegrino. “Sua posição é ‘enganche’ tradicional, mas ele tem jogado pelos lados do campo a pedido do treinador”.
Em vídeos de divulgação postados no YouTube, Matías Pisano quase sempre aparece posicionado pelo lado direito do ataque, embora seja canhoto. Na Argentina, o pequeno meia ganhou apelido de ‘Mago’, Anão e Toy Story e se notabiliza pela eficiência nas assistências, seja com passes ou cruzamentos.
Em 89 jogos pelo Independiente, o camisa 32 tem sete gols e 16 passes que resultaram em bola na rede.
Enquanto os clubes negociam o seu futuro, Matías Pisano curte as férias nas praias do México. Na noite desse sábado, ele conversou com a reportagem e preferiu não se manifestar sobre o interesse do Cruzeiro. “Estou de férias aqui no México e não sei muito sobre o andamento dessa negociação. Leio algumas coisas na internet, vejo pelo Twitter, mas quero descansar e deixar essas questões com meu agente”.
Sobre a preferência por jogar mais centralizado ou pelos lados do campo, o jogador garantiu ser versátil. “Jogo onde o treinador escalar. Faço o que for preciso. Jogo até de goleiro”, brincou o argentino.
Matías Pisano começou a carreira no modesto Chacarita Juniors e se transferiu para o Independiente em 2013. No ano seguinte, conquistou espaço como titular.