Associação Comercial homenageia Viação Vale do Mucury pelos 40 anos sob gestão da Família Maciel

Associação Comercial homenageia Viação Vale do Mucury pelos 40 anos sob gestão da Família Maciel

Na manhã desta terça-feira (03/03) a Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Teófilo Otoni outorgou uma homenagem à Viação Vale do Mucury em reconhecimento e congratulação pelos bons serviços prestados pela empresa à comunidade teófilo-otonense há quarenta anos sob gestão da Família Maciel.

A homenagem foi entregue durante solenidade realizada no espaço de convivência da própria Viação Vale do Mucury e contou com a presença de representantes da Família Maciel, funcionários da empresa, uma comitiva formada pelo presidente da ACE, Ricardo Bastos, diretores e colaboradores, bem como diversas lideranças políticas, empresariais, militares e comunitárias, além de ampla cobertura da imprensa local.

O Padre Joel Ferreira da Silva, que acaba de se licenciar das funções de vigário da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, proferiu, na condição de sacerdote e amigo da família, uma bênção ao espaço de convivência e também à Família Maciel, que estava sendo homenageada na ocasião.

O jornalista William Horta, editor do Jornal Carta e diretor de Assuntos Políticos da Associação Comercial, apresentou um breve relato contando toda a história do sistema de transporte público em Teófilo Otoni até se tornar, sob a gestão da Família Maciel, a Viação Vale do Mucury em 06 de março de 1980.

O jornalista William Horta, editor do Jornal Carta e diretor de Assuntos Políticos da ACE, apresentou um breve relato contando toda a história da empresa Viação Vale do Mucury desde os seus primórdios

O presidente da ACE, Ricardo Bastos Peres, em seu pronunciamento, cuja íntegra segue ao final deste texto, lembrou com certa nostalgia que a sua família, de origem humilde, saiu do corte de cana no interior do Rio de Janeiro, e o seu pai, Ézio Peres, obteve o seu primeiro emprego formal em uma empresa de ônibus. Para o presidente da ACE, a Viação Vale do Mucury ao se empenhar por prestar bons serviços à comunidade, assegura ao teófilo-otonense o sagrando direito de ir e vir.

O diretor-executivo da Viação, Rômulo Maciel, agradeceu à Associação Comercial e Empresarial (ACE) pela homenagem e lembrou que o seu saudoso pai, José de Paula Maciel, se vivo estivesse, teria completado 82 anos de vida no último domingo, 1º de março, e sempre foi um apaixonado pela empresa, por esta cidade e pelo povo de Teófilo Otoni.

No momento de entregar a placa de homenagem à empresa, Ricardo Bastos convidou toda a equipe da ACE para se fazer presente ao dispositivo de honra ao lado das principais autoridades presentes. O presidente da Câmara Municipal de Teófilo Otoni, vereador Filipe Costa fez a leitura do texto da placa de homenagem:

Momento em que foi entregue formalmente a homenagem à empresa Viação Vale do Mucury

“Um grande pensador disse que “Mais importante do que o que fazemos de nós é o que fazemos com aqueles que fizeram de nós o que somos”.

Nesta data a Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Teófilo Otoni vem prestar uma justa e merecida homenagem à VIAÇÃO VALE DO MUCURY em reconhecimento pelos seus muitos e relevantes serviços prestados ao povo desta cidade no setor de transporte público. Há 40 anos, sob a direção da Família Maciel, esta empresa tem contribuído de forma significativa para o progresso e o desenvolvimento socioeconômico local e regional.

Teófilo Otoni, 03 de março de 2020

RICARDO BASTOS PERES, Presidente da ACE”

Íntegra do pronunciamento do presidente da ACE, Ricardo Bastos Peres, durante a solenidade de outorga de homenagem à Viação Vale do Mucury

“Senhoras e senhores,

Amigos… Imprensa presente…

Como hoje estamos em uma solenidade quase que informal, permitam-me abrir mão dos formalismos de praxe e ser apenas um cidadão que, como admirador que sou desta empresa, vem se expressar… não como presidente da Associação Comercial, mas como um colega empresário que reconhece o esforço que foi necessário para manter este conglomerado, com este grau de otimização constante, que é a Viação Vale do Mucury.

Há poucos dias eu assistia uma palestra do empresário Flávio Augusto da Silva, fundador da Rede de Escolas de Idiomas Wise Up, e atualmente dono do time de futebol Orlando City, nos Estados Unidos, em que ele dizia que as empresas são criadas não para ficarem nas mãos dos seus detentores, mas sim para serem vendidas.

Segundo Flávio Augusto, quando uma empresa permanece nas mãos dos seus fundadores por muito tempo, existe uma tendência de se acostumar, de achar que tudo é normal, e até de se fazer perpetuar uma gestão tipicamente familiar e bairrista.

Mas hoje estamos aqui para celebrar a exceção. A empresa Vale do Mucury, há quarenta anos sob gestão da Família Maciel, é um verdadeiro marco do que podemos chamar de uma empresa que, embora seja comandada pela mesma família há quatro décadas, seguiu o caminho contrário das demais empresas familiares.

Ao invés de mais do mesmo, uma contínua e permanente reinvenção e otimização. Nestes últimos anos eu tenho visto a Viação Vale do Mucury criar uma série de atrativos, como o Mucury Card, sorteio de brindes entre os seus usuários, e uma preocupação constante por manter em sua frota carros muito mais novos do que é considerado a média da idade do transporte público nacional.

Pode ser que alguns ainda reclamem. Mas essa dança de gato e rato entre quem presta um serviço e quem compra o serviço é um eterno cabo de guerra. Apenas quem está do lado da empresa neste cabo de guerra é que sabe da luta que é manter um complexo deste tamanho funcionando por quarenta anos.

Só quem está do lado da empresa no cabo de guerra sabe o que é ter que se reinventar todos os dias, muitas vezes tendo que dividir o bolo com inúmeros outros pseudoprestadores de serviços que surgem disfarçados de moderninhos, mas que são, na prática, apenas clandestinos que não pagam impostos, que não geram empregos e que não têm nenhum compromisso com o bem-estar social do cliente-passageiro.

Se me permitem a colocação um pouco mais audaciosa, quando o cliente está numa festa na casa de um parente ou amigo num domingo à noite, pode acontecer de ligar para um taxista e ouvir que o taxista resolveu parar mais cedo nesse dia. Ele pode tentar um aplicativo de transporte, mas provavelmente vai receber como resposta que não há carros disponíveis. Ainda bem que esse cidadão sabe que a empresa Viação Vale do Mucury não para mais cedo nem deixa de atender por não ter veículos disponíveis. Ela sempre está lá.

É por isso que hoje, agora sim falando como presidente da Associação Comercial e Empresarial de Teófilo Otoni, estamos celebrando os quarenta anos desta empresa que assegura ao teófilo-otonense, de fato e de direito, o seu sagrado direito de ir e vir, como dizia o nosso saudoso José Maciel.

José Maciel foi um baluarte deste segmento, e hoje essa incumbência está à cargo do seu filho Rômulo, que recebe, em nome da família, a nossa homenagem, o nosso respeito e as nossa congratulações por quarenta anos de bons serviços prestados.

Aos presentes o meu muito obrigado. E que Deus abençoe a todos.”

(Fonte: ACE)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.