Astrônomos dizem que não há motivo para pânico. Corpo celeste não está em rota de colisão.
Um grande asteroide avança em direção à Terra e passará raspando pelo nosso planeta durante o Dia das Bruxas, mas os astrônomos dizem que não há motivo para pânico, pois eles garantem que o corpo celeste definitivamente não está em rota de colisão.
Estimativas iniciais estabelecem o tamanho do asteroide – denominado 2015 TB145 – em 470 metros de diâmetro, segundo o site de astronomia Earth and Sky.
Espera-se que seja o maior corpo celeste conhecido a se aproximar do nosso planeta até 2027, informou a agência espacial americana (Nasa). “Se o tamanho estiver correto, o novo asteroide encontrado é 28 vezes maior que o meteoro Chelyabinsk, que entrou na atmosfera sobre a Rússia em fevereiro de 2013”, noticiou o Earth and Sky.
A boa notícia é que este asteroide passará a uma distância segura, de cerca de 500 mil quilômetros ou 1,3 vez a distância entre a Terra e a Lua. Na verdade, o asteroide de fato passará mais perto da Lua do que da Terra, a uma distância de 289,6 mil quilômetros. Embora os astrônomos possam encontrá-lo com telescópios, observadores amadores provavelmente não conseguirão observá-lo a olho nu.
O horário em que o asteroide passará mais perto da Terra será em 31 de outubro às 11h14 locais da costa leste americana (13h14 de Brasília).
Fonte: Estado de Minas