Astronautas que vivem na Estação Espacial Internacional estão prestes a dar sua primeira mordida em uma alface cultivada no espaço, no que cientistas descreveram como mais um passo para permitir missões tripuladas a Marte.
Se exploradores do espaço puderem cultivar sua própria comida enquanto estão distantes da Terra, eles estarão mais propensos a sobreviver aos rigores da exploração do espaço profundo que dura meses ou até mesmo anos, de acordo com a Nasa.
“Há evidências que apoiam (a ideia de que) alimentos frescos, como tomates, mirtilos e alface vermelha, são boas fontes de antioxidantes”, declarou Ray Wheeler, principal cientista da Nasa para as atividades de suporte avançado de vida no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.
“Ter alimentos frescos como estes disponíveis no espaço pode ter um impacto positivo sobre o humor das pessoas e também pode fornecer alguma proteção contra a radiação no espaço”, acrescentou.
O astronauta americano Scott Kelly e outros tripulantes no posto avançado em órbita irão provar a alface entre 11h15 e 12h00 (12h15-13h00 de Brasília), informou à AFP um porta-voz da Nasa.
O evento será transmitido na televisão da Nasa, que irá fazer uma pequena pausa em sua cobertura de uma caminhada espacial russa para transmitir as mordidas históricas.
A alface vermelha foi cultivada em uma caixa especial de crescimento de plantas chamada Veg-01, e foi levada para o espaço a bordo da nave SpaceX Dragon.
As sementes estavam em travesseiros de enraizamento e foram ativadas por Kelly no dia 8 de julho, disse a Nasa. As plantas cresceram por 33 dias antes de ser colhidas
Fonte: Estado de Minas