Por Mary Ribeiro
A gestação traz diversas mudanças naturais para o corpo das mulheres e algumas delas podem desencadear certos problemas até então desconhecidos pelas futuras mamães, como o inchaço nos pés, as varizes e até mesmo oronco.
O aumento dos níveis de progesterona é a causa de alguns desses problemas e também da azia. Isso acontece porque o hormônio causa o relaxamento da válvula que separa o estômago do esôfago – o canal pelo qual o alimento percorre.
Quando acontece esse afrouxamento, os ácidos gástricos acabam atingindo o esôfago e causam aquela sensação de queimação na região da garganta e do estômago. O problema não oferece perigo para a gestante ou para o bebê, mas pode tirar o sono e causar muita dor.
Para as mulheres que não sofriam com a azia antes da gravidez, o problema deve passar naturalmente após o nascimento do bebê, mas existem alguns cuidados que podem ser adotados para amenizar o problema durante a gestação.
Como a azia está diretamente ligada ao sistema digestivo, uma alimentação saudável e leve pode ajudar muito. Procure evitar alimentos fritos, gordurosos e cítricos, além de bebidas alcoólicas, chocolate e café. Ao deitar, procure não ficar totalmente na horizontal para evitar a subida dos ácidos gástricos para o esôfago – você pode utilizar mais de um travesseiro para tanto.
Caso essas medidas não resolvam o problema, existem alguns medicamentos que ajudam a aliviar a azia, mas é preciso que um médico indique o mais adequado. Você pode procurar o obstetra mais próximo de você para marcar uma consulta e tirar dúvidas.
Fonte: Blog Vale Saúde