Partidas com destino a Guarulhos, Ipatinga, Governador Valadares, Montes Claros e Uberlândia sairão de Confins
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras vai passar todos os voos com destino a Guarulhos, Ipatinga, Governador Valadares, Montes Claros e Uberlândia que saíam do Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, na Pampulha, para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, BH Airport, localizado na cidade de Confins, na região metropolitana. A empresa aguarda autorização da Agência Nacional de Aviação (Anac) para efetivar a mudança. A Azul vai continuar operando no aeroporto da capital mineira apenas voos com destino a Campinas, Vitória e Brasília.
Para os usuários da companhia aérea, as mudanças não são positivas. “Eu acho péssimo, horrível, porque o aeroporto da Pampulha é muito mais perto”, diz a médica psiquiatra Melissa Heringer Chamon Quintão Moreira, que mora em Ipatinga e viaja constantemente para Belo Horizonte.
O representante e tradutor Ailton Souza também considera “uma péssima ideia” passar os voos para o aeroporto internacional. “Imagino que a justificativa seja financeira, mas, para o usuário, o custo é mais alto”, avalia Souza, que mora em Governador Valadares.
Outra reclamação tem sido a diminuição de voos para o interior e a falta de opção. “Pior do que levar os voos para Confins foi ter cancelado o voo direto que existia entre Governador Valadares e o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo”, completa. O produtor cultural Lucas Nunes também sentiu falta de um voo no domingo. “Estava em Governador Valadares e queria ter voltado ontem para São Paulo, mas não havia voo”, diz.
O Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR), aprovado pelo Congresso Nacional no fim de 2014, aguarda regulamentação para ser colocado em prática. O PDAR prevê subsídio de metade dos assentos das aeronaves, limitados a 60 por voo, que façam viagens regionais e visa estimular o aumento de voos para o interior do país.
Gol inaugura viagens no aeroporto regional da Zona da Mata
A Gol Linhas Aéreas começou nesta segunda-feira (23) a operar no aeroporto Regional da Zona da Mata, em Juiz de Fora. Os voos serão para o aeroporto de Congonhas, na capital paulista, e farão escala no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, região metropolitana de Belo Horizonte. As viagens serão realizadas em aeronaves modelo Boeing 737-700 e terão seis frequências semanais. Um dos voos funcionará de domingo a sexta-feira e o outro de segunda-feira a sábado. As passagens estão à venda no site da Gol.
(Por LUDMILA PIZARRO, para O TEMPO)