Como era esperado, a votação do piso salarial da enfermagem envolveu muita luta, como sempre foi comum para quaisquer vitórias e conquistas obtidas por esses profissionais. Logo no início da votação, o deputado Tiago Mitraud (Novo-MG) defendeu que o PL 2564/2020 fosse retirado da pauta. Porém, a maioria dos partidos não aceitou o requerimento e a votação seguiu.
A relatora do PL 2564/2020, enfermeira e deputada federal Carmen Zanotto, se manifestou favoravelmente à aprovação do projeto e garantiu que o projeto é viável.
No mesmo instante em que estava sendo votado o PL 2564/2020, na Câmara dos Deputados, o Senado aprovou, em dois turnos, a PEC 11, que estabelece as fontes de receita para o pagamento do piso salarial da enfermagem.
Nos próximos dias, a PEC deverá voltar à Câmara dos Deputados para votação em dois turnos. A partir desta aprovação, o PL 2564/2020 vai para sanção da Presidência da República.
Foram 449 votos a favor do projeto e 12 contra. Uma maioria absoluta e uma emoção sem fim! Um dos nomes que mais lutou por essa aprovação, o presidente do Coren-MG, Bruno Farias, se manifestou, emocionado, no vídeo abaixo. Assista!
(Fonte: Coren-MG)