— Por David Ribeiro Jr. —
Na manhã de sexta-feira (28/12) os vereadores teófilo-otonenses elegeram o seu novo presidente e, juntamente com ele, toda a nova Mesa Diretora da Casa. O que causou surpresa — e, para alguns, alegria — foi o fato de que todos os três componentes da nova Mesa Diretora são vereadores exercendo o mandato parlamentar pela primeira vez.
Eleitos
Como presidente da Casa foi eleito o vereador Filipe Costa (PSD);
Como vice-presidente foi eleito o vereador Gabriel Gusmão (AVANTE);
Como primeiro-secretário foi eleito o vereador Melquisedeque da Autoescola (PRB).
Ex-presidente
O vereador Fábio Lemes (AVANTE), que foi derrotado na disputa — uma vez que pleiteava a reeleição como presidente da Casa —, desejou sucesso ao novo presidente; Fábio externou votos de que o mandato de Filipe seja coroado de êxitos, e disse que, uma vez terminada a eleição, todos são vereadores, todos querem a mesma coisa: o bem de Teófilo Otoni, e se colocou à disposição da nova Mesa Diretora para ajudar com o que for possível.
Articulação
O vereador Northon Neiva (MDB) que foi presidente da Câmara Municipal de Teófilo Otoni algumas vezes, e que havia registrado o seu nome à disputa, explicou ao minasreporter.com que ficou muito satisfeito de ver o nível que transcorreu a eleição, sem brigas, sem troca de acusações, e decidida internamente na Casa apenas através de reuniões civilizadas. “O nosso grupo se formou há mais de dois meses com o propósito de discutir sobre o assunto. No nosso grupo havia cinco candidatos, inclusive eu também me coloquei à disposição. Mas desde o início decidimos que o nome [que receberia o apoio unânime] do grupo seria discutido apenas às vésperas da eleição. Como eu já tive antes a oportunidade de servir ao Legislativo como presidente, entendi que era necessário abrir espaço para novos nomes e novas lideranças se sobressaírem, assim como antes abrimos espaço para o Fábio Lemes, que fez um bom trabalho. Mas no nosso grupo optamos pelo nome de Filipe Costa. Assim foi feito. Hoje estamos felizes de ter conseguido eleger toda a Mesa Diretora”, finalizou Northon.
O novo presidente
Ouvido pelo minasreporter.com, o novo presidente, vereador Filipe Costa, disse entender que prevaleceu o senso de liberdade e de independência do Poder Legislativo. Perguntado sobre a possibilidade de alçar novos voos — mais altos — nos próximos pleitos eleitorais, vez que foi eleito vereador com um orçamento apertado de campanha, e em pouco tempo já se consagrou presidente da casa, o que lhe dá projeção e credibilidade, Filipe explicou que colocava a situação nas mãos de Deus. “Deus sabe o fardo que eu posso carregar e a responsabilidade que eu posso assumir. Tenho apenas 30 anos de idade. Estou no meu primeiro mandato [como vereador]. Deus tem muito o que me capacitar ainda. Tenho que ouvir as pessoas mais experientes porque não exercemos um mandato sozinhos. Precisamos estar unidos com as pessoas que realmente querem a mudança de Teófilo Otoni”, finalizou Filipe Costa.