Câmara Municipal suspende cobrança da taxa de esgoto por parte da Copasa em Teófilo Otoni

Câmara Municipal suspende cobrança da taxa de esgoto por parte da Copasa em Teófilo Otoni

— Por David Ribeiro Jr. —

Em reunião na noite da última segunda-feira (04), a Câmara Municipal de Teófilo Otoni votou, por unanimidade — entre os 15 (quinze) vereadores presentes ao plenário — uma lei que suspende a cobrança da taxa de esgoto, por parte da Copasa, até que todo o esgoto da cidade esteja devidamente tratado, como prevê uma cláusula do contrato de concessão.

Entendendo a celeuma
De acordo com o vereador Gabriel Gusmão, que é vice-presidente da Câmara e autor do requerimento que instalou a nova CPI da Copasa, o contrato atual que está em vigência entre o Município de Teófilo Otoni e a Copasa previa que todo o esgoto da cidade já estivesse devidamente tratado até o ano de 2008, embora isso não tenha ocorrido. Ainda de acordo com o vereador, em pronunciamento na tribuna, em 2010 houve a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Copasa e o Ministério Pública para que a concessionária agilizasse as operações para que o esgoto fosse devidamente tratado, mas isso nunca ocorreu.

Foi então que o vereador Gabriel decidiu que, como representante eleito para cuidar e zelar pelos interesses da comunidade teófilo-otonense, não poderia esperar de braços cruzados até que a situação se normalizasse — se é que algum dia se normalizaria. E foi quando propôs a lei para que a cobrança da taxa de esgoto fosse suspensa até que a Copasa cumprisse a sua parte no contrato.

O projeto agora segue para sanção por parte do prefeito Daniel Sucupira.

Veja, abaixo, o vídeo gravado pelo vereador Gabriel Gusmão após a aprovação da lei:



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.