Capelinha sedia 7º Seminário do Café da Chapada de Minas

Capelinha sedia 7º Seminário do Café da Chapada de Minas

Será realizado no próximo dia 20 de outubro, em Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, o 7º Seminário do Café da Chapada de Minas. O evento, promovido pelo Sebrae Minas, acontece no Parque de Exposições da cidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nos pontos de atendimento do Sebrae e da Emater. Outras informações podem ser obtidas no ponto de atendimento do Sebrae em Capelinha pelo telefone (33) 3516-3636 ou com a Emater através do número (33) 3516-2028.

 

O Seminário do Café é um ambiente permanente de estudo, análise e discussão de temas voltados para a cadeia do agronegócio de café. Por meio de palestras, wokshops e mesa-redonda, cafeicultores e comunidade vão debater sobre a dinâmica do negócio do café no Brasil e no mundo. Serão abordados aspectos relevantes para a região da Chapada de Minas, atentando para os focos estratégicos da gestão, governança, produtividade, sustentabilidade, acesso a mercados e identidade.

Pela manhã, o renomado meteorologista Ruibran dos Reis irá falar sobre as mudanças climáticas nas regiões norte e nordeste de Minas.Em uma outra palestra serão abordadas as potencialidades, desafios e perspectivas da região da Chapada de Minas.

Na segunda parte do seminário os wokshops discutem sobre a qualidade do café como fator de sustentabilidade da cafeicultura. Outro tema de grande interesse para os produtores será a discussão sobre alternativas de renda para pequenas propriedades cafeeiras. Um case regional será mostrado como sucesso do empreendedorismo rural. Para fechar as atividades uma mesa-redonda irá discutir o cenário da cafeicultura na perspectiva do mercado nacional e internacional, com experiências da BSCA, Coocafe, Minasul, Interbrasil Coffee e Emater.

O Seminário realizado pelo Sebrae conta com a parceria da Emater, Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços (Aciac), Sindicato dos Produtores Rurais e Prefeitura Municipal de Capelinha.

Números

A Chapada de Minas é composta por 22 municípios com uma área produtiva de cerca de 30 mil hectares. De acordo com dados os Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em 2012, a região produziu 440 mil sacas (60 kg) de café, o que corresponde a 3% do total produzido em Minas. Cerca de 5.800 cafeicultores da Chapada geram cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos na região.

7º Seminário do Café da Chapada de Minas

Data: 20 de outubro
Horário: 07h30 às 16h30
Local: Parque de Exposições de Capelinha
Endereço: Rua Arlindo José de Oliveira S/N – Capelinha-MG

Confira a programação:

07h30: Credenciamento e Café da Manhã

08h30: Abertura Oficial

09h00: Palestra I – Os Impactos das Mudanças Climáticas nas Regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais – Dr. Ruibran dos Reis / Meteorologista PUC Minas/Climatempo

10h15: Palestra II – Potencialidades, desafios e perspectivas da Região da Chapada de Minas – Gustavo Viana Celestino – InterBrasil Coffee/ Fazenda Primavera.

12h00: Almoço

13h00: Palestra III – Nutrição do cafeeiro com organomineral – Eng. Agrônomo Eduardo Lima de Souza/ Fazenda Ponto Alegre.

14h00 às 15h00: Workshops
– Sala I – Workshop: A qualidade do café como fator de sustentabilidade da cafeicultura – Willem Guilherme de Araújo/Emater
– Sala II – Workshop: Juventude e empreendedorismo rural, Case regional – Pedro Ferreira dos Santos/ Agricultor Familiar de Capelinha
– Sala III – Workshop: Fair Trade, alternativa de renda para pequenas propriedades cafeeiras – Sérgio Brás Regina e Ademilson Noiman Borges /Emater e Apas.

15h00 ás 15h30: café da tarde

15h30 às 16h30: Mesa-redonda: Cenário da cafeicultura na perspectiva do mercado nacional e internacional – BSCA, Coocafe, Minasul, Interbrasil Coffee e Emater.

16h30: Encerramento

(Cida Santana – Aconteceu no Vale)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.