— Por David Ribeiro Jr. —
Na noite da última segunda-feira (05/02) o Clube Libanês de Teófilo Otoni, através do seu Conselho Deliberativo, deu posse à nova Diretoria Executiva da entidade. Antes, é importante lembrar a recente história da instituição, que culminou com a posse na última segunda-feira:
Histórico de revitalização
Em 2009 a educadora e musicista Munira Molaib assumiu a Presidência do Clube Libanês de Teófilo Otoni. Desde então, contando sempre com o importante apoio do empresário Synval Handeri, diretor-tesoureiro, bem como de toda a sua diretoria, vem implementando uma série de reformas estruturais e organizacionais visando modernizar o clube para que ele possa entrar, de fato e de direito, no Século 21.
Eventos e festas
Depois de reformar e revitalizar toda a sede, a diretoria passou a investir em eventos e festas promovidos pelo próprio Clube Libanês com o propósito de reunir a comunidade libanesa na cidade, criando assim um senso de irmandade entre os descendentes dos primeiros colonos e buscando enaltecer a importante contribuição dada pela comunidade libanesa para a formação da identidade cultural de Teófilo Otoni, principalmente no que concerne ao comércio local.
Monumento
Em 2016 a atual diretoria foi ainda mais adiante e inaugurou na cidade o “Monumento ao Imigrante Libanês” que, segundo consta, é o segundo monumento desse tipo no Brasil, e o primeiro fora de uma capital estadual. À época, a inauguração do monumento foi amplamente divulgada pela imprensa local, também muito influenciada pela comunidade libanesa, e foi destaque em sites de notícias ligados à cultura libanesa em todo o mundo.
Em 2017, pela primeira vez, já seguindo disposições do novo estatuto social da entidade, aprovado em 2015, foi realizada a eleição para a composição da primeira formação do Conselho Deliberativo, elegendo como presidente do Conselho o radialista Elbio Pechir. O Conselho Fiscal, também eleito na ocasião, tem como presidente o advogado Semir Lauar.
Em novembro, seguindo o que determina o estatuto, o Conselho Deliberativo elegeu a nova Diretoria Executiva, para um mandato de dois anos. A nova diretoria ficou assim constituída:
DIRETORIA EXECUTIVA:
Diretora-Presidente: Munira Molaib
Diretora Vice-Presidente: Cinara Pacheco Gerdi
Diretor-Tesoureiro: Synval Nobre Handeri
Diretor-Tesoureiro-Adjunto: Guilherme Taroni Lauar
Diretora-Secretária: Badia Sleiman Abou El Hosn
Diretora-Secretária-Adjunta: Zine Teymeni de Moraes
Diretora de Relações Públicas: Patrícia Lauar de Castro
Diretor de Atividades Sociais e Culturais: Seme Nobre Handeri
Diretor de Patrimônio: Ubiratan Penedo Gazel
Diretor de Ética: Lauro Miguel Chalub Filho
Na última segunda-feira (05/02), o Conselho Deliberativo, reunido na sede do clube, empossou a nova diretoria para um mandato bienal que se estende até janeiro de 2020. Como o presidente do Conselho Deliberativo, Elbio Pechir, não pôde estar presente, por estar viajando para BH, a solenidade foi presidida pela vice-presidente Vânia Handeri Araújo. O presidente do Conselho Fiscal, Semir Lauar, também se fez presente para prestigiar a posse.
Em seu pronunciamento, a presidente Munira Molaib, reconduzida ao cargo, disse que estava muito contente de poder fazer parte da Diretoria do Clube Libanês. Munira explicou que se considera uma apaixonada pela cultura libanesa e pela forma como os libaneses influenciaram a formação da identidade cultural de Teófilo Otoni. Munira agradeceu, de modo particularmente especial, ao empresário Synval Handeri, que foi quem a convenceu a aceitar o desafio de presidir o clube em seu primeiro mandato, e pela forma como Synval tem sido parceiro ao longo de todos esses anos. Munira fez questão de agradecer, também, ao voto de confiança que lhe foi dado pelo Conselho Deliberativo, ao reelegê-la para a função, e também a cada membro da diretoria que aceitou participar com ela dos novos desafios que se sobrepõe à sua frente.
A vice-presidente eleita, e agora empossada, Cinara Pacheco Gerdi, lembrou que a comunidade libanesa local tem fortes elos com várias famílias de descendentes dos colonos libaneses nas cidades da região. Ela espera, dada à sua experiência de vários anos como secretária-executiva da AMUC (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Mucuri) criar um sistema de interação entre todas essas famílias espalhadas pela região, transformando o Clube Libanês em um fator comum entre todas elas.
O empresário Synval Handeri, diretor-tesoureiro reeleito, agradeceu a confiança depositada na diretoria executiva ora empossada e lembrou a todos como foi que o grupo atual assumiu a diretoria do clube. Segundo Synval, o Clube Libanês estava precisava de uma nova diretoria, inicialmente provisória, e o convidaram para assumir, mas, na ocasião, estava sobrecarregado presidindo o Sindicato do Comércio, além de ser conselheiro do SESC. Foi então que, enquanto refletia sobre o assunto, pensou em Munira Molaib. No dia seguinte foi até ela, estendeu-lhe o convite — muito mais um desafio do que um convite — e Munira aceitou.
Uma vez empossada a nova diretoria, Munira disse que pretende, a partir de agora, com a sede do clube revitalizada, e com o clube mais organizado, criar um sistema de reunião e de identificação de todos os descendentes dos colonos libaneses. “Queremos trazer essas pessoas e suas famílias para o Clube Libanês. Queremos que todas elas vejam o Clube Libanês como sua casa”, concluiu a presidente reeleita.
Conheça a seguir, alguns dos novos diretores: