A comissão eleitoral da Colômbia solicitou ao Ministério das Finanças 1,2 milhões de dólares (cerca de R$ 4 milhões) para o financiamento inicial do partido que será criado pelas FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).
O país andino e as FARC assinaram um acordo de paz no ano passado em que o grupo guerrilheiro concorda em entregar suas armas às Nações Unidas em troca da criação de um partido político para apresentar suas demandas. O pacto pretende encerrar um confronto que já dura 52 anos.
Todos os partidos políticos e as campanhas presidenciais e legislativas colombianas recebem fundos estatais, mas as cifras variam para cada caso.
“Nós apresentamos um pedido para o partido político das FARC, uma soma de 3,56 bilhões de pesos… [para ser repassado] assim que a entrega das armas acontecer”, disse Alexander Vega, chefe da comissão eleitoral do país.
O grupo guerrilheiro ainda não definiu o nome de sua futura agremiação que irá participar de eleições em 2017, mas Vega adiantou que os recursos iniciais serão usados para cobrir custos operacionais e formar um “think thank”.
As FARC e o governo colombiano estenderam o prazo final para a entrega das armas em 20 dias após problemas logísticos atrasarem a chegada de cerca de 7 mil guerrilheiros às zonas de desmobilização especial da ONU.
Sputnik Brasil – Noticias ao Minuto