Palco de variados eventos esportivos, o ginásio da Praça de Esportes sediou, na noite de sexta, 02/02, o Seminário de Jiu Jitsu, comandado pelo campeão mundial João Gabriel Rocha, do Rio de Janeiro. Com o apoio da Prefeitura de Teófilo Otoni através da secretaria Municipal de Esportes, o evento foi organizado pelo praticante e empresário Alexandre Amaral, e reuniu cerca de 50 lutadores da cidade e região.
De acordo com o empresário, esta é a quarta vez que promove seminários de jiu jitsu no município e que a intenção sempre foi trazer grandes nomes da modalidade para dividir experiências com os praticantes de Teófilo Otoni e cidades próximas. “O João venceu um grande campeonato no fim de janeiro deste ano, e isso nos motivou a trazê-lo. O jiu jitsu é um esporte que tem crescido mundialmente, sendo o Brasil o berço dessa modalidade. E, em Teófilo Otoni, também queremos aumentar nossa conexão com o esporte, mostrando que ele vai além de uma luta, mas está imbuído de valores morais”, explanou Amaral.
O secretário municipal de Esportes, Jhon Isleno de Souza, também acredita e percebe o potencial da cidade para a expansão da prática de jiu jitsu. Segundo ele, o esporte tem despertado o interesse de homens e mulheres que buscam uma melhor qualidade de vida ou que gostam de participar de competições. “É uma honra apoiarmos este seminário, uma vez que buscamos incentivar os eventos de todas as modalidades esportivas da nossa cidade. E este ano tem muitas novidades na área de esportes e lazer que estamos preparando para a população”, adiantou o secretário.
Durante o seminário, o atleta profissional, João Gabriel Rocha, intercalou teoria e prática com os participantes. Ele revelou se sentir muito feliz em estar pela primeira vez em Teófilo Otoni, e que é no interior onde percebe que pode contribuir mais para o fortalecimento da prática de esportes. “Por onde passo, costumo dividir o seminário em três momentos. Primeiro faço um aquecimento com o pessoal, depois faço uma abordagem teórica e prática sobre posições técnicas, e, no final, treino junto com eles”, contou o campeão.
Entre os participantes que foram prestigiar o grande nome do momento estava a teófilo-otonense Fernanda Arueira. De acordo com ela, o jiu jitsu tem sido um esporte cada vez mais procurado nos últimos tempos pelo público feminino. “As mulheres são mais vulneráveis, e por isso é muito importante aprendermos técnicas de defesa pessoal. Além disso, o jiu jitsu nos ajuda a ser mais autoconfiantes”, enumerou.
Outra praticante que se rendeu ao tatame e realizou o sonho de conhecer o campeão mundial João Gabriel é a nanuquense Naamá Moreira. A jovem disse estar encontrando no jiu jitsu a superação de uma doença rara que provoca movimentos involuntários. “Tem quase dois anos que troquei as sapatilhas de dança pelo quimono. Era muito medrosa antes de conhecer essa arte marcial, e hoje sou uma pessoa com mais entusiasmo, me livrei de uma depressão e voltei a ter uma vida social. Já ganhei até uma medalha de ouro em um campeonato que participei”, resumiu Moreira.