O presidente do Partido Republicano Brasileiro (PRB) em Minas Gerais, deputado estadual GILBERTO ABRAMO, esteve em Teófilo Otoni no último domingo (20/09), ocasião em que participou de um encontro regional da legenda na cidade com o propósito de reavivar a ação política do PRB no Vale do Mucuri. Em entrevista ao minasreporter.com o deputado disse que está convicto de que o partido terá uma atuação eficiente em 2016, e que essa boa atuação será o palco de algo ainda maior para a eleição 2018.
Acompanhe a entrevista:
minasreporter.com — Como é voltar a Teófilo Otoni para participar de um encontro regional do PRB?
Eu sempre fui votado nesta região durante os meus quatro mandatos. Logicamente que meu foco aqui tem uma limitação, mas pra mim é sempre uma satisfação poder estar em Teófilo Otoni. É uma verdadeira alegria quando venho à cidade, e o nosso objetivo aqui hoje é o fortalecimento do PRB. Quando eu falo do fortalecimento do PRB, não estou visando a sigla em si, mas sim trazer para a população da cidade e região os propósitos do PRB. O PRB tem como objetivo resgatar a boa política; e o resgate da boa política passa justamente pelo bem-estar da população, visando sempre o benefício da população e não apenas o benefício individual de qualquer candidato ou agente político.
minasreporter.com — O PRB é um dos partidos mais expressivos de São Paulo e do Rio de Janeiro. Como fazer com que Minas Gerais, que já deu até um vice-presidente à República por esse partido, consiga tornar o PRB tão grande aqui como nessas outras duas praças?
Veja só, a maior dificuldade que nós estamos encontrando é tentar mostrar ou convencer a pessoa de bem que a política é o melhor caminho para resolver os problemas. Infelizmente, como eu disse, alguns agentes políticos têm manchado o nome da política brasileira. Com isso tem se espantado as pessoas de bem da convivência político-partidária. E, à medida que se espanta as pessoas de bem — porque no conceito de hoje, quando você quer entrar para a política, é comum as pessoas dizerem que você está interessado em defender seus próprios benefícios, seus próprios interesses, ou então você é taxado como ladrão sem nem mesmo ter feito nada de errado. As pessoas que têm bons ideais e objetivos, e que são pessoas influentes na sociedade, dizem: “pra que eu vou entrar na política, se antes mesmo de entrar já estão me condenando?” Então a nossa dificuldade é mostrar a essas pessoas que para tornamos o país um lugar melhor, e Minas Gerais um estado diferente, temos que ter pessoas dispostas a pagar o preço. Mas eu tenho certeza de que com o fortalecimento da política em 2016 nós encontraremos a pessoa ideal para 2018.
minasreporter.com — Nos últimos seis ou sete anos houve uma enorme rotatividade de nomes à frente do PRB. Desta vez foi nomeado para presidente da comissão provisória o Franco Dutra, que é muito respeitado profissionalmente, e enquanto cidadão, junto à comunidade, embora neófito na política. Podemos acreditar que o PRB agora ganhará uma identidade mais permanente visando um projeto maior?
Sem dúvida. Nas principais cidades, nós temos uma candidatura própria majoritária. Se houver um nome que esteja à altura do desafio aqui, vamos disputar a majoritária em Teófilo Otoni também. É óbvio que nós não temos interesse de nos aventurarmos. Não vamos lançar nenhum nome apenas a título de aventura ou de teste. Acredito, sinceramente, que através do atual presidente nós teremos condições de nos fortalecer, e se tivermos dinheiro e condição de manter uma candidatura própria, assim procederemos. Mas acredito que mesmo não sendo imediatamente o Franco esse nome para disputar agora, as qualificações que você mesmo enumerou dão a ele as condições para poder conduzir a política do PRB aqui em Teófilo Otoni.
(Por David Ribeiro Jr.)