Com produção iniciada em março de 2013, o New Fiesta nacional alcança a marca de 200 mil unidades montadas na fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP).
Lançado há menos de três anos com preço inicial de R$ 38.990 na época, o compacto rapidamente se transformou um sucesso de vendas e passou a liderar o segmento de compactos premium.
Segundo carro compacto mais vendido no mundo, o Fiesta já teve mais de 15 milhões de unidades produzidas. Nesta geração, recebeu mais de 100 prêmios, incluindo os de segurança do Euro NCAP e Top Safety Pick.
Para produzir o modelo em São Bernardo, a Ford investiu mais de R$ 800 milhões na modernização da fábrica. Cerca de 82% da produção total foi destinada ao mercado interno e o restante exportado para a América do Sul.
Disponível com duas opções de motorização, 1.6 16V TiVCT Flex de 128 cv e 1.5 DOHC 16V Flex de 112 cv e opção da transmissão automática PowerShift de seis velocidades (versões 1.6), o modelo tem como diferenciais a construção com aços de alta resistência, além de ser o único do segmento a oferecer 7 airbags. Destaque para os itens controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e chave programável MyKey.
Vendas em queda
Líder absoluto entre os compactos premium em 2013 e 2014, o New Fiesta viu suas vendas despencarem 63% em 2015, na comparação com o ano anterior. Foram pouco mais de 40 mil unidades vendidas em um ano em que a liderança do segmento ficou com o Honda Fit.
Fonte: Carplace