TEÓFILO OTONI — Tudo pronto para a abertura da CONEX Minas (Feira Industrial dos Três Vales), promovida pelo SINDCOMÉRCIO Teófilo Otoni, na manhã desta terça-feira (11/08). O evento, que se estende até o dia 15, está sendo realizado paralelamente à Feira Internacional de Pedras Preciosas (FIPP 2015), que tem a coordenação da Associação dos Exportadores de Gemas e Joias do Brasil (GEA, na sigla em Inglês). Como o próprio nome sugere, a CONEX visa conectar os diferentes segmentos da economia local, principalmente da indústria, em um mesmo local de exposição.
De acordo com o presidente do SINDCOMÉRCIO, Iesser Lauar, a Conex Minas, vem para complementar todo o esforço da região dos vales do Mucuri, São Mateus e Jequitinhonha no desenvolvimento do setor industrial.
Ainda segundo Iesser, “Só 16% do PIB local vem da indústria. Nós precisamos dobrar isso para gerar emprego e renda. A Conex será um grande palco para trazer luz a projetos que possam incrementar a área industrial. A feira se propõe a ser uma vitrine do que a região produz de melhor, servindo como elo de conexão entre a região, o Brasil e o mundo”, explicou.
Em entrevista ao minasreporter.com Iêsser disse ainda que o SEBRAE ajudou a montar a agenda de relacionamentos para o evento, onde haverá o encontro entre industriais e produtores da região com os compradores.
Ainda segundo Iêsser, na área de mineração está sendo lançado um desafio, que é o uso do feldspato para a indústria cerâmica, que pode ser viável em nossa região. Na área de confecções está sendo lançado outro desafio: tornar a confecção da região uma referência de união e fusão do mundo da moda com o mundo das pedras preciosas. Haverá desfiles no espaço de confecções onde será possível ver alguns produtos da área de confecção desta região já focados no mundo das pedras preciosas.