Coronavírus no Leste e Nordeste de MG: veja a situação das cidades onde há casos suspeitos

Coronavírus no Leste e Nordeste de MG: veja a situação das cidades onde há casos suspeitos

A pandemia de coronavírus fez com que muitos municípios anunciassem diversas medidas para tentar conter a transmissão da doença Covid-19 no Brasil.

Veja abaixo, cidade por cidade, o número de casos suspeitos, confirmados e descartados, além das medidas adotadas por cada um deles. A lista começa por Ipatinga e Coronel Fabriciano, onde foram registrados os primeiros casos confirmados pelo Estado, e segue em ordem alfabética. A matéria será atualizada diariamente.

O G1, que publicou originalmente a matéria que serve de base para esta publicação, usou como critério as cidades onde há notificações de casos suspeitos reconhecidos pela Secretaria de Estado de Saúde.

Teófilo Otoni

Casos de coronavírus: segundo o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, há um caso suspeito sendo investigado e monitorado na cidade.

Medidas de prevenção: Por decreto do prefeito Daniel Sucupira, foram suspensos os eventos em espaços públicos e privados que reúnam um público maior.

Ipatinga

Casos de coronavírus: um boletim divulgado pela Prefeitura nesta quarta-feira (18) informou que são investigados 193 casos suspeitos de Covid-19. Ainda de acordo com o Executivo, 10 já foram descartados.

No boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde também nesta quarta-feira, na cidade são 25 casos suspeitos de coronavírus reconhecidos pelo Estado e três descartados.

Um caso de Covid-19 foi confirmado no dia 12 de março. Trata-se de uma mulher de 38 anos que estava em uma excursão para Israel. Ela chegou na cidade no dia 29 de fevereiro com febre, tosse, coriza e dor de garganta.

Medidas de prevenção: foi decretado estado de emergência pelo prefeito. Todas as atividades letivas das redes particular e públicas foram suspensas por tempo indeterminado, incluindo as creches. Os eventos públicos e privados que dependem de alvarás também foram suspensos, além de visitas a pacientes nos hospitais e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Os atendimentos ao público no prédio da Prefeitura também foram suspensos.

Nessa terça-feira (17), foi determinado que academias, cinema e escolas de idiomas fossem suspensos. O shopping da cidade alterou o horário de funcionamento e adotou medidas para prevenir o contágio do coronavírus.

Para o transporte público, como táxis e ônibus coletivos, a prefeitura determinou a intensificação do trabalho de higienização dos veículos.

Na Câmara Municipal foram suspensos os atendimentos externos, bem como no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) e gabinetes. Nesta quarta-feira (18) foi publicada uma portaria que suspende todos os trabalhos da Câmara, a partir desta quinta-feira (19), até o dia 27 de março.

Coronel Fabriciano

Casos de coronavírus: o boletim divulgado pela Prefeitura nesta quarta-feira (18) informou que na cidade há 14 casos suspeitos. Ainda de acordo com o Executivo, nenhum caso ainda foi descartado.

Já no boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, são quatro os casos em investigação.

O primeiro caso confirmado de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, foi divulgado pelo Estado nessa terça-feira (17). Trata-se de uma mulher de 32 anos que mora na Europa e foi visitar parentes que moram na cidade.

Segundo a Vigilância Epidemiológica do município, a paciente começou a sentir os sintomas da doença no dia 11 de março e foi atendida dois dias depois no Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga.

Os atendimentos de casos suspeitos estão centralizados na Unidade de Saúde do Centro, que funciona de 7h às 22h.

Medidas de prevenção: eventos públicos e solenidades de inauguração de obras, atividades dos programas da terceira idade, aulas do “Mexa-se”, visitas aos pacientes em internação no Hospital Dr. José Maria Morais e no Lar dos idosos estão suspensos.

As cirurgias eletivas no hospital também foram canceladas para criar uma reserva emergencial de leitos de internação.

As aulas na rede municipal foram interrompidas na terça-feira (17) e devem ser retomadas no dia 23 de março.

Na Câmara Municipal, o acesso às dependências do prédio está restrito a vereadores, servidores, estagiários, terceirizados, profissionais de imprensa, assessores de entidades e órgãos públicos e representantes de instituições públicas.

As visitas aos gabinetes dos vereadores deverão ser devidamente autorizadas e cadastradas no controle de acesso da Câmara. Também está suspensa a autorização de afastamento de parlamentares para missão oficial a locais onde há infectados que constam na lista do Ministério da Saúde.

Capelinha

Casos de coronavírus: segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde nesta quarta-feira (18), um caso suspeito é investigado na cidade.

Medidas de prevenção: foram suspensos os eventos em espaços públicos e privados que extrapolem o público estimado de 70 pessoas ou em que a distância mínima entre pessoas não possa ser de dois ou mais metros.

Reuniões que envolvam população de alto risco de infecção da doença estão canceladas. Assim como estão limitadas as visitas externas às instituições de longa permanência para idosos e congêneres, bem como as residências terapêuticas. Além disso, a orientação é de que devem ser adotados os protocolos de higiene dos profissionais e ambientes desses locais e isolamento dos sintomáticos respiratórios.

Locais de grande circulação de pessoas e o comércio em geral devem reforçar medidas de higienização e disponibilizar álcool gel para usuários em locais sinalizados.

As aulas da rede municipal estão suspensas. Os atendimentos ao público em todas as secretarias, departamentos, setores e demais órgãos municipais estão interrompidos.

Caratinga

Casos de coronavírus: de acordo com a Prefeitura, seis casos suspeitos são investigados, sendo um deles um bebê de oito meses. Já o boletim do Estado conta com apenas um caso em investigação.

Ainda segundo a Prefeitura, um caso na cidade já foi descartado, mas ainda não foi contabilizado no boletim do Estado.

Medidas de prevenção: na cidade, desde a terça-feira (17) estão suspensos por 15 dias os eventos públicos agendados pelos órgãos municipais.

(Com informações do G1 Vales de Minas e da ASCOM PMTO)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.