Clube celeste enfrentará a Ponte Preta neste sábado, às 21 horas, no Mineirão.
O Cruzeiro foi “empurrado” pelo Internacional para a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Nesta quinta-feira, no Beira-Rio, em Porto Alegre, o time gaúcho venceu o Coritiba por 1 a 0 graças ao gol do atacante Vitinho, em cobrança de pênalti, e subiu provisoriamente para o 16º lugar, com 33 pontos. A vantagem do Colorado sobre a Raposa é no saldo de gols: -5 a -6.
No entanto, o cenário aparentemente preocupante dará lugar a uma situação relativamente confortável se o Cruzeiro vencer a Ponte Preta no sábado, às 21h, no Mineirão, no complemento da 29ª rodada do Brasileiro. O clube celeste depende de simples vitória diante de sua torcida para sair do Z4 e subir cinco posições na tabela.
“Precisamos de um sequência boa dentro de casa. O jogo contra a Ponte Preta ainda vai ser mais difícil que contra o Grêmio. Assisti à última partida deles, fizeram um grande jogo, criaram muito mesmo com a derrota por 2 a 1. Vai ser difícil, mas uma vitória nos deixará muito motivados. Não tenho duvidas que vai ter raça e vontade. Uma semana de trabalho ajudou, acho que o jogo vai ser melhor”, projetou o armador Robinho, sobre o confronto contra a equipe de Campinas.
No turno do Brasileiro, o Cruzeiro goleou a Ponte Preta por 4 a 0, no Moisés Lucarelli, em 22 de junho. Os gols na partida válida pela 10ª rodada foram marcados por Henrique, Arrascaeta (duas vezes) e Alisson.
Para o reencontro, Mano Menezes já confirmou a equipe com Rafael; Ezequiel, Leo, Bruno Rodrigo e Edimar; Henrique, Lucas Romero, Robinho e Rafinha; Rafael Sobis e Ramón Ábila. Os desfalques recentes são Arrascaeta (convocado para jogar as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 pela Seleção Uruguaia), Ariel Cabral (suspenso pelo terceiro cartão amarelo) e Manoel (punido com quatro jogos de gancho pelo STJD).
Projeções para o Cruzeiro na 29ª rodada:
– Em caso de vitória sobre a Ponte Preta, ganhará cinco posições e subirá para o 12º lugar;
– Em caso de empate, ganhará a posição do Internacional (16º lugar) e sairá da zona de rebaixamento mesmo se o Figueirense vencer o Botafogo domingo, no Orlando Scarpelli. Isso porque os catarinenses chegariam a oito triunfos, um a menos que o time mineiro;
– Em caso de empate por 5 a 5 ou mais gols, o que é bastante improvável, ultrapassará Internacional e Sport, chegando ao 15º lugar;
– Se perder, poderá encerrar a 29ª rodada na 18ª colocação, desde que o Figueirense supere o Botafogo;