Daniel Sucupira anuncia secretariado formado por nomes próximos a ele e ao seu grupo

Daniel Sucupira anuncia secretariado formado por nomes próximos a ele e ao seu grupo

Várias secretarias foram fundidas com o anunciado propósito de economizar e sanear as contas públicas do município

SECRETÁRIOS — Durante a solenidade de posse do prefeito no anfiteatro do Cine Vitória, Daniel Sucupira anunciou a equipe de 15 (quinze) nomes que comporão a sua equipe de trabalho (foto: Paraíba)
SECRETÁRIOS — Durante a solenidade de posse do prefeito no anfiteatro do Cine Vitória, Daniel Sucupira anunciou a equipe de 15 (quinze) nomes que comporão a sua equipe de trabalho (foto: Paraíba)

Por David Ribeiro Jr.

Ao tomar posse à frente da Prefeitura de Teófilo Otoni para a Administração Municipal 2017–2020, o prefeito Daniel Sucupira anunciou a sua equipe de secretários e de integrantes do primeiro time do seu governo, ou seja, os nomes que o ajudarão a administrar a cidade. E, numa atitude que surpreendeu até mesmo à sua equipe, Daniel anunciou a primeira reunião da equipe de trabalho para segunda-feira às 06:50h da manhã. E é isso mesmo que você leu. A primeira reunião da equipe de trabalho do prefeito Daniel Sucupira foi marcada para às 06:50h da manhã seguinte ao dia da posse.

Mudanças nas Secretarias
Com a alegação de que precisa economizar para sanear os problemas financeiros da Prefeitura, o novo prefeito anunciou uma série de mudanças na composição das secretarias. Algumas foram fundidas e outras foram simplesmente deixadas de lado, pelo menos por enquanto. Algumas mudaram de nome e, logo de cara, o prefeito imprimiu a sua marca deixando bem clara a maneira como pretende administrar a cidade.

Critério para a escolha dos nomes
De acordo com o prefeito, em seu discurso ao anunciar o secretariado, desde à sua vitória em 02 de outubro que as pessoas têm perguntado qual seria o critério para a escolha dos nomes que comporiam o secretariado. Segundo ele, muitos questionaram se seria por filiação partidária, se por afinidade com o gestor, se por ter trabalhado na campanha, se por ter pago pelo direito de ser secretário(a), e por aí vai. Contudo, em suas próprias palavras, três foram os critérios para a escolha dos nomes, e para que eles se mantenham secretários:

  1. Disponibilidade. De acordo com o prefeito, o seu secretariado não pode querer o cargo para fazer bico na Prefeitura. Ele, que é o prefeito, tem o hábito de acordar cedo e de trabalhar até tarde, se preciso. Os secretários precisam acompanhar o seu ritmo.
  2. Conhecer Teófilo Otoni e a área de atuação para a qual foi nomeado(a). Para o prefeito, o(a) secretário(a) precisa ser alguém que tanto quanto conhecer tecnicamente da função, precisa conhecer as peculiaridades da cidade com relação à sua pasta e à sua área de trabalho.
  3. Unidade. O(a) secretário(a), ainda segundo Daniel Sucupira, não pode dizer nunca a expressão “minha secretaria”. “Nem o prefeito pode”, complementou. Todas as secretarias compõem e fazem parte de um todo, que é a Administração Municipal. “A Administração”, segundo Sucupira, “não é de ninguém em especial, nem do prefeito; é do povo”. E, portanto, unidade será a palavra de ordem do seu governo.

Atitude acertada
Uma atitude do prefeito que se pode chamar de “um gol de placa” foi a elevação da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura, antes ligada à Secretaria Municipal de Governo, ao status de secretaria municipal. Ainda não ficou claro se o prefeito pretende elevar a ASCOM à categoria de uma secretaria municipal, de fato, ou se o seu detentor manterá apenas o status. A verdade é que isso nem importa muito. Ao longo da última década e meia as administrações municipais em Teófilo Otoni têm sido duramente criticadas por não conseguirem trabalhar uma comunicação institucional que acompanhe a evolução das tecnologias da informação. Em determinada ocasião o então presidente da Câmara Municipal, vereador Northon Neiva Diamantino, chegou a dizer, em entrevista ao minasreporter.com, que “hoje a comunicação é feita de modo digital, dinâmico, interativo. E penso que a comunicação institucional da Prefeitura ainda é analógica (leia mais aqui)”. Com a sua atitude de elevar a Assessoria de Comunicação, Daniel deixa claro que se comunicar com o povo e manter um canal direto de contato entre ele e a população será uma prioridade do seu governo. E, convenhamos que, para isto, o nome escolhido não poderia ser melhor. O jornalista SIDNEY JÚNIOR é um homem antenado com as novas tecnologias, experiente em comunicação institucional e pública, e alguém que é capaz de dar uma nova identidade a esta área. Resta saber, é claro!, se ele, Sidney, terá todo o respaldo necessário para desenvolver um bom trabalho, como a função requer. Competência, como todos sabemos, ele tem de sobra.

Os Nomes
O conjunto dos nomes apresentados por Daniel Sucupira para compor a sua equipe de Governo dividiu opiniões. Há quem pense que os nomes são excelentes, e há quem pense exatamente o contrário. Há quem concorde com alguns nomes, que até os elogie, como eu mesmo fiz aqui em relação a Sidney Júnior, mas há também quem faça muitas críticas a um, a outro e até a todos os nomes. Mas isso, convenhamos, faz parte de todo início de governo. O minasreporter.com, por sua vez, opta, institucionalmente, por apenas apresentar os nomes e dar tempo ao tempo para que cada um dos secretários demonstre a sua capacidade — ou não — para se manter no cargo.

O que realmente causou estranheza no anúncio da equipe foi a ausência do nome do assessor especial do governador Fernando Pimentel para o Vale do Mucuri, JORGE ARCANJO, entre os nomeados.

Conheça, no slideshow a seguir, os nomes que compõem a equipe de trabalho, e de gestão, do novo prefeito:

JOSÉ ROBERTO CORREA, 65 anos, médico, vice-prefeito e ex-superintendente regional de Saúde, será o secretário municipal de SAÚDE
PIO DE CASTRO MOTA, 55 anos, eletricitário aposentado pela Cemig, e ex-vereador na Legislatura 2005–2008, será o secretário municipal de GOVERNO
KATIANE EMANUELE LEMOS NETO, 31 anos, educadora e gestora de Ensino, será a CHEFE DE GABINETE DO PREFEITO
CÉLIA SOUZA FRANCO, 48 anos, contadora e controladora de finanças, ocupará a Secretaria Municipal de FAZENDA e ADMINISTRAÇÃO
JONAS BOA VENTURA SANTOS, 37 anos, teólogo, estará à frente da Secretaria Municipal de TRABALHO, EMPREGO E RENDA
JHON ISLENO CRISTINO DE SOUZA, 34 anos, professor de Educação Física, será o secretário municipal de ESPORTES
GERSON MONTEIRO METZKER, 59 anos, engenheiro civil, ocupará a Secretaria Municipal de OBRAS e SERVIÇOS URBANOS
FRED PEDROSO LOPES, 41 anos, produtor cultural e músico, será o secretário municipal de CULTURA
ELIANE MOREIRA DE AGUILAR, 43 anos, administradora de empresas e psicóloga, ficará à frente da Secretaria Municipal de AÇÃO SOCIAL e HABITAÇÃO
LILIANE ALMEIDA DE MENEZES, 42 anos, advogada e professora, será a PROCURADORA JURÍDICA DO MUNICÍPIO
MARCOS JOSÉ COLARES GODINHO, 64 anos, professor e até então diretor da Escola Estadual de Liberdade, na Lajinha, será o secretário municipal de EDUCAÇÃO
TARCIRLEI MARINIELLO DE BRITO, 35 anos, administrador de empresas, será o secretário municipal de PLANEJAMENTO e DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
SAMUEL DA COSTA SALIM, 31 anos, advogado e contador, ocupará a CONTROLADORIA INTERNA DO MUNICÍPIO
SIDNEI JÚNIOR DA SILVA, 37 anos, jornalista, será o titular da ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – ASCOM
SÉRGIO MARCOS FRANCA CARDOSO, 31 anos, gestor ambiental e técnico em Agropecuária, estará à frente da Secretaria Municipal de AGROPECUÁRIA e MEIO AMBIENTE



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.