— Por Jorge Medina*
Na mesma semana que o prefeito Daniel Sucupira foi escolhido pelos seus pares como presidente da Frente Nacional de Prefeitos, ele também anunciou no dia seguinte que Teófilo Otoni será uma cidade com foco no empreendedorismo. São duas importantes conquistas em uma mesma semana, mas isso não é tudo o que ele fez e está fazendo. Há sempre mais vindo por aí. E no caso de Daniel, há muito mais vindo por aí.
Goste-se ou não do prefeito, ninguém pode negar que ele é um homem dinâmico e com uma profunda paixão por fazer de Teófilo Otoni um lugar melhor todos os dias. E é um fato que ele está fazendo da cidade um lugar melhor. A oposição nunca reconhecerá isso… jaz parte do jogo político; e a população sempre vai cobrar pela solução do problema ainda não solucionado, mas que Daniel tem trabalhado, isso tem.
Um exemplo: Todo mundo fala da pandemia e da guerra na Ucrânia para justificar o porquê de presidentes e governadores não terem feito tudo o que deveriam fazer à frente dos seus cargos — e que prometeram que fariam; mas é conveniente esquecer que essas mesmas razões também impactaram diretamente na vida dos prefeitos (que estão muito mais próximos do povo), ainda mais na vida dos prefeitos de cidades-polo. No caso de Teófilo Otoni, cidadãos de todos os municípios da região vieram para cá em busca de atendimento médico durante a pandemia sobrecarregando consideravelmente a rede de saúde local. Alguém talvez diga que também vieram recursos, mas afirmar que os recursos que vieram durante a pandemia eram suficientes seria o mesmo que um pai que dá R$200 de pensão querer que a mãe da criança consiga bancar alimentação, roupas, escola particular e plano de saúde com esse “dinheiro”. Não dá.
Mesmo assim, apesar de todo o caos dos últimos três anos causado principalmente por causa da pandeia, o prefeito Daniel Sucupira não deixou a peteca cair. E tanto é assim que ele foi reeleito pela população de nossa comunidade no auge da pandemia.
Mais recentemente Teófilo Otoni sofreu com a maior série de chuvas de todos tempos. Não foi a maior chuva que tivemos em um único dia — 2002 continua sendo o recorde; mas tivemos um período enorme de chuvas constantes que causaram prejuízos de mais de R$ 45 milhões de reais, isso de acordo com a Defesa Civil, que é um órgão do Estado, não da Prefeitura.
Ao invés de reclamar ou de atribuir a culpa a outros, Daniel correu atrás dos nossos deputados e do presidente Lula, recém-empossado, e assegurou o maior pacote de obras de todos os tempos da história da nossa cidade. Esse pacote de obras garantirá empregos para a nossa gente (já que quanto mais obras, mais empregos), mas também assegurará a recuperação de nossa cidade depois de todos os prejuízos causados pelas chuvas e enchentes.
E além de tudo isso, não podemos deixar de lembrar da aquisição da antiga Escola Lourenço Porto; do Centro Educacional que foi instalado na sede do antigo Sesiminas; de ter assumido o SESC para uso da Escola Irmã Maria Amália, além de estar cuidando da Zona Rural e da educação de nossa gente. A tudo isso soma-se a manutenção do Restaurante Popular. Os adversários diriam que não funcionaria nem seis meses. Está em funcionamento há mais de três anos.
É fato que o Governo Sucupira não é perfeito. Ao contrário, é cheio de defeitos e problemas. Mas ninguém pode negar que ele é o tipo do sujeito que não fica procurando culpados. Daniel busca solução para os problemas, e é isso que faz dele um gestor tão eficiente, apesar das acusações da oposição.
Ah! E como eu não poderia deixar de falar nisso, a realidade da prática de Esportes também é outra. Como secretário da pasta sei bem como é. Mas isso eu deixo para o próximo artigo.
………………………………………….
* JORGE MEDINA é médico especialista em Ortopedia e Medicina do Trabalho; foi vereador, presidente da Câmara Municipal e, atualmente, é presidente do PSB de Teófilo Otoni e secretário municipal de Esportes.