Depois de pedido de exoneração, Polícia Militar troca comandante-geral em Minas

Depois de pedido de exoneração, Polícia Militar troca comandante-geral em Minas

O Coronel Marco Antônio Badaró Bianchini (esq) passou o comando-geral da Polícia Militar no Estado a também Coronel O Coronel Helbert Figueiró de Lourdes (foto: Manoel Marques | Imprensa MG)
O Coronel Marco Antônio Badaró Bianchini (esq) passou o comando-geral da Polícia Militar no Estado ao também Coronel Helbert Figueiró de Lourdes (foto: Manoel Marques | Imprensa MG)

Foi realizada nesta segunda-feira (30/1), em Belo Horizonte, a solenidade de troca de Comando Geral da Polícia Militar de Minas Gerais. O Coronel Helbert Figueiró de Lourdes assumiu o posto em substituição ao Coronel Marco Antônio Badaró Bianchini.

O motivo da troca de comando foi o recente pedido de exoneração do cargo apresentado pelo Coronel Marco Antônio Badaró Bianchini, em 10 de janeiro (2017). Coronel Bianchini alegou, publicamente, o seguinte: “Já atingi os 31 anos de serviço prestado. Foram dois anos de muito trabalho à frente da corporação. Agora é a vez de dar oportunidade a outros militares”.

NOVO COMANDANTE
O novo titular do cargo de comandante-geral da PM, Coronel Helbert Figueiró de Lourdes, salientou, em seu discurso, a importância do cargo e os desafios que precisarão ser enfrentados. “Aprendi com meus comandantes lições de profissionalismo e camaradagem. Aprendi a grandeza e importância histórica de nossa corporação. Hoje é um momento marcante, pois sou compelido a honrar essa história, sendo fiel ao compromisso de corresponder a uma imensa expectativa representada por quase 100 mil homens e mulheres”, destacou.

“Essa corporação está engajada, coesa e voltada para uma mesma missão, como sempre esteve em toda a sua história. Temos o compromisso de manter sólida e respeitada a nossa instituição. É pelo nosso povo que trabalhamos e justificamos a nossa existência. Externamos nosso compromisso e engajamento para que todas as nossas ações tenham como eixo a melhoria da qualidade no atendimento ao cidadão, o combate ao crime e violência. Buscaremos maior presença física dos policiais militares nas ruas. Vamos potencializar o uso dos recursos humanos e usaremos a tecnologia em prol disso”, concluiu o novo comandante-geral.

O governador Fernando Pimentel cumprimenta ao Coronel Bianchini, que deixa o cargo, e em seguida ao Coronel Figueiró de Lourdes, que assumiu o posto (foto: Manoel Marques | Imprensa MG)
O governador Fernando Pimentel cumprimenta ao Coronel Bianchini, que deixa o cargo, e em seguida ao Coronel Figueiró de Lourdes, que assumiu o posto (foto: Manoel Marques | Imprensa MG)

Mudança

Antes de transmitir o cargo e de se licenciar da carreira na qual atuou por mais de 30 anos, o Coronel Marco Antônio Badaró Bianchini citou alguns ensinamentos aprendidos durante sua permanência na Polícia Militar: “Aprendi o real significado da palavra entrega. Hoje, além de encerrar minha carreira na Polícia Militar, encerro dois anos de comando. Um período de intensa atividade. Nos dedicamos a realizar um trabalho sério, focado na valorização do nosso policial, numa constante interlocução com a sociedade. Trabalhamos com muita dedicação e compromisso para encerrar essa jornada deixando a PM num patamar melhor do que a recebemos”, explica.

Entre as ações implementadas pela sua equipe, o Coronel Bianchini citou o aumento do efetivo da instituição e a aquisição de materiais de trabalho. “Penso que obtivemos êxito. Graças ao prestígio da nossa instituição com o Governo estadual, nos últimos dois anos pudemos comemorar algumas conquistas, incluindo, só em 2016, mais de 3.000 novos policiais, além de mais de 1.500 novos veículos, assim como equipamentos e armamentos”, salientou. “Obrigado governador pela confiança e respeito que o senhor sempre demonstrou à Polícia Militar. Continuo depositando a confiança que sempre tive no senhor”, encerrou.

O governador Fernando Pimentel, em revista à tropa da Polícia Militar, durante solenidade de troca de comando (foto: Manoel Marques | Imprensa MG)
O governador Fernando Pimentel, em revista à tropa da Polícia Militar, durante solenidade de troca de comando (foto: Manoel Marques | Imprensa MG)

Também participaram da solenidade os presidentes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Herbert Carneiro; do Tribunal de Contas do Estado, Sebastião Helvécio; e do Tribunal de Justiça Militar, Fernando Galvão; o procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet; a defensora pública-geral, Christiane Malard; o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado João Octacílio Silva Neto; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Luiz Henrique Gualberto; o chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Fernando Antônio Arantes; representando o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Lafayette Andrada, além de secretários de Estado, deputados federais e estaduais e prefeitos.

(com informações da Agência Minas)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.